Adotou um gatinho filhote? Saiba como cuidar direitinho do novo pet
Conversamos com um veterinário para esclarecer os principais cuidados de alimentação, higiene, saúde e socialização do filhote
atualizado
Compartilhar notícia
É uma missão impossível não se apaixonar por gatos filhotes. Muito fofinhos, esses pets ganham nosso coração com apenas um miado, não é mesmo? Assim, logo decidimos ter um gatinho como melhor amigo, mas, claro, isso requer cuidados muito específicos com alimentação, saúde, higiene e até mesmo socialização. Afinal, quanto mais filhote ele for, mais dependente será de você!
Aprenda a cuidar direitinho do seu bichano com as dicas dadas pelo veterinário Rapahel Clímaco e esclareça suas principais dúvidas sobre essa fase da vida do pet! Confira:
Como deve ser a alimentação do gatinho?
Raphael Clímaco: O gato mama até, aproximadamente, os 45 dias de vida. Após terminar a lactação, começa a dieta seca com rações — específicas para essa fase filhote, conhecidas como “Puppy” ou “Júnior”. Nesta fase, existe o mito de dar leite ao animal, mas isso não deve ser feito. Depois, a dieta poderá ser mesclada entre seca (rações) e úmidas, como sachês indicados para a idade, importantes para a composição alimentar.
Qual é o esquema vacinal para os felinos?
RC: Eles precisam tomar a vacina de raiva e também a vacina múltipla, conhecidas como quádruplas ou quíntuplas felinas, que conferem proteção contra os principais vírus. Diferente dos cães, os gatos têm um repertório menor de vacina, sendo necessárias apenas essas duas.
Leia a matéria completa no portal Alto Astral.