Adeus! Confira o método mais barato e eficaz para matar pulgas em pets
De acordo com o veterinário Thiago Borba, existe uma solução econômica para se livrar das pulgas em cães e gatos de forma segura
atualizado
Compartilhar notícia
Cães e gatos são excelentes companhias, entretanto, eles podem conviver com um bichinho inconveniente. Por mais bem cuidados que sejam, os pets podem pegar pulgas e, nesses casos, é importante saber como matar o parasita de forma segura para garantir o bem-estar dos peludos.
Embora pareçam inofensivas, as pulgas são os parasitas que mais acometem cães e gatos. Estudos clínicos apontam que cerca de 5,4% dos cachorros e 8% dos felinos apresentam infestações de pulgas durante o frio. Em temporadas mais quentes, o índice pode chegar a 27% e 35%, respectivamente.
Segundo o Thiago Borba, existem alguns métodos para eliminar os parasitas do corpo do animal. Além de medicamentos e produtos industrializados com ativos já testados em laboratórios, há uma outra solução mais barata e eficiente para se livrar das pulgas em pets: nitempiram.
Nitenpiram
Também conhecido como capstar, o nitenpiram é uma inseticida bastante utilizada em remédios veterinários para combater as infestações de pulgas em animais. A solução pode ser encontrada na forma de comprimidos ou soluções orais a partir de R$ 20 e o uso deve ser orientado por um médico veterinário.
“Medicamentos com nitenpiram acabam com as pulgas de cães e gatos de uma forma econômica e bem rápida. Basta o animal tomar um comprimido que as pulgas já começam a morrer em 15 minutos após a administração da medicação”, explicou Thiago, ao Metrópoles.
Capstar 11 mg para cães e gatos
O veterinário ainda ressalta que o nitenpiram não apresenta ação residual, ou seja, não protege o animal contra novas infestações futuras. “É preciso também cuidar do ambiente para não ocorrer a reinfestação, já que as pulgas são vetores de doenças que podem prejudicar a saúde do animal”, completa.
Produtos sem comprovação científica podem prejudicam o pet
As consequências do uso indiscriminado de medicamentos e substâncias que “prometem eliminar as pulgas” dos pets podem ser mortais. Em entrevista anterior ao Metrópoles, o veterinário alertou para os sérios riscos à saúde dos animais.
“Caso o animal utilize uma medicação inadequada, ele pode desencadear intoxicação e irritação no local ou generalizada. Em casos mais graves, há risco de choques e até envenenamento”, ressaltou o especialista. Leia a matéria completa aqui.