7 dicas para deixar o ambiente fresquinho para os pets no calor
Médica veterinária alerta sobre os riscos do calor extremo para os pets e explica como deixar o ambiente mais agradável
atualizado
Compartilhar notícia
A onda de calor que atingiu o Brasil na última semana deixou muitos tutores de pets preocupados. Afinal, assim como humanos, os animais também se incomodam e podem até sofrer problemas de saúde por conta das altas temperaturas.
Um dos problemas mais comuns durante a temporada é a hipertermia. Nos pets, ela acontece quando a temperatura corporal ultrapassa os 40 °C em um curto espaço de tempo. “Em casos extremos, o animal com hipertermia pode até morrer. É preciso atenção especial, principalmente com raças braquicefálicas, que são aquelas com focinhos achatados, como pugs e buldogues, pois possuem grande dificuldade para respirar e são predispostos a hipertermia”, explica Dra. Aline Ambrogi, que é docente do curso de Medicina Veterinária.
Como saber se meu pet está com calor?
Dra. Aline explica que os animais demonstram que estão com calor pela respiração. “Quando a temperatura do organismo do animal aumenta, ele respira mais rápido para ajudar a cair a sua temperatura. Além disso, eles ficam inquietos, procurando ambientes mais frescos. Os animais que costumam estar mais na cama ou sofá, passam a ficar mais deitados no chão”, alerta a professora do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ), do Grupo UniEduK.
Continue a leitura no site Alto Astral, parceiro do Metrópoles.