metropoles.com

7 dicas infalíveis para cuidar bem do pelo do seu cachorro

Confira quais os tipos de pelos e como cuidar de cada um deles de maneira correta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/ Cães Online
Na foto, dois cachorros com pelagem cinza e grande
1 de 1 Na foto, dois cachorros com pelagem cinza e grande - Foto: Reprodução/ Cães Online

Cada raça canina exige cuidados diferentes com os pelos. Isto vale também para os cães SRD (sem raça definida), que nada mais são que mestiços – e, portanto, exibem características mistas herdadas dos pais, avós, etc.

Conhecendo os tipos de pelos dos cães, fica mais fácil cuidar e manter o charme e a aparência elegante. Eles variam de acordo com a origem das raças, das razões pelas quais elas foram desenvolvidas. A pelagem difere no comprimento, textura e espessura. Os pelos podem também ser macios ou duros (inclusive os conhecidos como pelos de arame).

Alimentação, cuidados veterinários, passeios e companhia são fundamentais para manter os pelos dos cães. Todo cachorro solta pelos (a intensidade varia de acordo com a raça, sexo, idade, época do ano, etc.), mas um animal estressado solta muito mais.

Os banhos de Sol são fundamentais. Os raios solares, importantes aliados da saúde dos ossos, garras e dentes, também favorecem o crescimento e a substituição dos pelos. Além disso, o Sol elimina a proliferação de fungos que podem ser prejudiciais à pele e à pelagem.

Os passeios diários (30 minutos são suficientes) fornecem o necessário. Não é preciso que o dia esteja ensolarado, nem mesmo nublado: se há claridade, há ação efetiva do Sol, importante para a fixação da vitamina D e do cálcio.

Os cães, no entanto, podem tomar Sol o dia inteiro. Em um quintal, eles decidem a dosagem, alternando com períodos de sombra. Em apartamentos, eles descobrem rapidamente os locais e momentos do dia em que o Sol está disponível. Não se esqueça de oferecer água limpa e fresca, para garantir a hidratação.

Durante os passeios, evite as horas mais quentes do dia. Cachorros não se importam muito com frio e chuva, mas não é nada agradável caminhar sobre a calçada quente. Os carequinhas são os mais prejudicados, tanto nos pelos, quanto na pele. A pelagem clara não é muito eficiente na filtragem dos raios solares. Existem protetores e bloqueadores solares para cães (não use produtos formulados para humanos).

Leia a matéria completa no portal Cães Online.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?