14 raças de cães que têm maior grau de parentesco com os lobos
Apesar da domesticação dos cachorros ter acontecido há séculos, muitos ainda trazem características e temperamentos de seus ancestrais
atualizado
Compartilhar notícia
Todos os cães são descendentes dos lobos e muitos ainda trazem características físicas e temperamentais de seus ancestrais.
Mas apesar da domesticação dos cachorros ter acontecido há séculos, um estudo de DNA revelou quais são as raças mais parecidas geneticamente com os lobos. Os pesquisadores analisaram 414 cães de 85 raças e o resultado é surpreendente.
Predadores com dentes idênticos aos dos cães, os lobos variam de 60 a 90 cm de altura e pesam até 70 kg. Eles podem caçar durante o dia ou a noite devido a boa visão e olfato, e podem caminhar por muitos quilômetros sem se cansarem. Além disso, eles têm a pele bastante espessa e separada em camadas. Sendo assim, a camada externa é à prova d’água e a camada interna fornece isolamento do frio. A cor varia de acordo com seu ecossistema.
O lobo é um caçador solitário. Eles podem sobreviver por muitos dias sem comida e suas presas podem ser maiores do que eles. Estes predadores caçam ovelhas, veados, cabras, renas, alces, bem como pequenos animais como lebres e roedores. Veja as 14 raças de cachorro que têm maior grau de parentesco com os lobos:
1. Shih Tzu
O Shih Tzu é geneticamente uma das raças domésticas mais relacionadas aos lobos. Acredita-se que esta raça de companhia tenha se originado na China por volta de 800 aC.
2. Pequinês
O pequinês é semelhante a um lobo. Esta raça foi possuída e adorada por membros do Palácio Imperial Chinês durante séculos. Os pequineses são muito carinhosos e afetuosos com a família, mas indiferentes, quase cautelosos, com estranhos. Desse modo, essa característica faz deles excelentes cães de guarda.
Leia a matéria completa no Portal do Dog