10 curiosidades incríveis sobre os gatos siameses
Carinhosos e muito brincalhões, os siameses costumam se dar muito bem com crianças e outros pets
atualizado
Compartilhar notícia
Cada vez mais os gatos conquistam espaço no coração dos brasileiros, logo, não é difícil achar por aí um lar com algum gatinho. Os mais populares são os “sem raça definida” (SRD), mas algumas outras raças também são bem queridas, como os gatos siameses, que são conhecidos por se darem bem com toda a família.
Pensando nisso, o Metrópoles separou 10 curiosidades incríveis sobre os gatos da raça siamês. Confira:
1 – Eles são tailandeses
A origem dos siameses é ainda desconhecida e pouco se sabe sobre quem eram os seus antepassados. No entanto, a única informação correta é sobre onde esses gatinhos surgiram. Eles nasceram na Tailândia, antigo Império de Sião. E por sua origem, são considerados a primeira raça de gatos vinda do Oriente.
2 – Concursos de beleza
Logo que chegaram na Inglaterra, os gatos siameses começaram a chamar muita atenção pela beleza e comportamento. Com isso, o cônsul inglês Owen Gould decidiu expor esses gatinhos em um concurso de beleza em Londres. O evento ocorreu no Palácio de Cristal, em 1885. Como eram muito diferentes dos gatos que existiam na Inglaterra naquele período, os siameses acabaram se destacando.
3 – Famoso após a Segunda Guerra Mundial
Mesmo tendo ficado famoso entre a realeza inglesa, era muito difícil ver gatos siameses entre os apaixonados por felinos naquela época. Entretanto, após a Segunda Guerra Mundial, o gatinho acabou se popularizando no mundo inteiro, principalmente na Europa.
4 – Amigo de todos
Afetuosos, companheiros e muito amigáveis, os gatos siameses são perfeitos para as famílias. Esse bichano costuma se dar muito bem com crianças e outros animais, além disso tem uma ótima interação com atividades e brincadeiras. No entanto, eles não gostam de ficar sozinhos e precisam de cuidados.
5 – Os banhos devem ser frequentes
Essa história de que os gatos não precisam de banho pode não funcionar com os siameses. Devido ao pelo curto, eles precisam de banhos regulares, logo, o tutor deve acostumar o gatinho a tomar banho ainda filhote.
6 – Pelagem
A pelagem dos siameses costuma ser bastante conhecida, geralmente eles são brancos ou beges, tendo as extremidades do corpo, como rabo, patas, cauda e focinho, na cor marrom ou preto.
7 – Problemas de saúde
Os gatos dessa raça costumam ser saudáveis quando bem cuidados, no entanto, eles podem apresentar algumas doenças que são bastante comuns na raça, como doenças respiratórias e alguns problemas nos órgãos, como pedras nos rins e na bexiga. Por isso, o tutor deve estar atento a alimentação do bichano.
8 – Inteligentes e curiosos
Assim como quase todos os gatos, os siameses são muito inteligentes e curiosos, logo, amam explorar toda a casa. No entanto, o tutor deve ficar bastante atento com o gatinho na hora que ele decidir se aventurar. Por isso, é essencial que o tutor crie esse gatinho em um ambiente telado e protegido.
9 – Guardiões
Algumas lendas contam que durante o século XIV, os gatos siameses eram responsáveis por guardar os anéis das princesas do Oriente nas torções da cauda. Com isso, eram tidos como animais muito valiosos.
10 – Estrelas do cinema
Os gatos siameses também já fizeram sucesso nas telinhas. A raça foi representada no clássico da Disney, A Dama e o Vagabundo. No filme, a cadelinha Lady sofre alguns perrengues quando precisa passar alguns dias na casa de dois siameses manipuladores, “Si” e “Am”.