10 curiosidades incríveis sobre os cães da raça samoieda
A raça é considerada uma das mais puras do mundo, pois tem como o ancestral direito, o lobo cinza
atualizado
Compartilhar notícia
Conhecidos pela pelagem branca bastante fofa e chamativa, os cães da raça samoieda são alegres, companheiros e leais. Esses cãezinhos têm uma facilidade muito grande em interagir com os humanos, o que faz com que ele seja o pet ideal para toda a família.
Pensando nisso, o Metrópoles separou 10 curiosidades incríveis sobre o samoieda. Confira:
1 – Eles são russos
A origem dos cãezinhos dessa raça está ligada aos povos samoiedos, que pertenciam a tribos que viviam no norte da Rússia. Os samoiedas eram utilizados como cães de guarda e pastores de rena. Além disso, eles eram puxadores de trenó.
2 – A raça mais pura do mundo
A raça é considerada uma das mais puras do mundo, pois tem como ancestral direito o lobo cinza, ou seja, a raça não passou por quase nenhuma modificação ao longo dos anos. Outras raças próximas aos lobos e também consideradas puras são o Husky Siberiano e o Chow Chow.
3 – Eram utilizados em expedições polares
O cãozinho começou a ficar popular na Europa durante o século 17, quando alguns exploradores trouxeram os samoiedas de suas expedições. Por sua lealdade e beleza, o animal logo se tornou o pet da nobreza. E após um tempo, o cãozinho começou a ser utilizado em expedições polares ao lado dos exploradores devido a sua força e capacidade de aguentar baixas temperaturas.
4 – Chegou ao Brasil em 1975
O cãozinho conquistou admiradores por todo o mundo, inclusive no Brasil. Os primeiros registros apontam que alguns samoiedas chegaram ao país em 1975. No entanto, não é muito comum ver cães dessa raça em terras brasileiras pois eles não se adaptam muito bem a temperaturas quentes.
5 – São gentis e independentes
O samoieda tem uma personalidade gentil e amigável, logo, ele consegue fazer amizade com muita facilidade. Além disso, tende a se apegar ao tutor e a família rapidamente. Mesmo sendo um parente bem próximo dos lobos, os samoiedas são tranquilos e bastante receptivos. No entanto, eles têm em sua personalidade um traço forte de independência, logo, podem ser teimosos e acabar resistindo a regras e comandos.
6 – Se adapta com facilidade a qualquer ambiente
Os samoiedas podem viver tranquilamente em casas e apartamentos, pois se adaptam fácil. No entanto, o tutor deve estar atento aos níveis de atividades e brincadeiras, pois esses cãezinhos costumam ser bem ativos. Por isso, é importante que o tutor esteja disposto a fazer com que ele gaste energia.
7 – Péssimo cão de guarda
Apesar de antigamente o samoieda ser utilizado como cão de guarda, sua personalidade sofreu algumas mudanças ao longo dos anos. Por isso, esse cãozinho tende a ser simpático e fazer amizade com qualquer pessoa, logo, tê-lo como cão de guarda pode não ser uma boa ideia.
8 – Cuidados com o pelo
Um pelo tão bonito merece alguns cuidados especiais. Logo, o tutor deve manter os pelos do samoieda sempre escovados e penteados. Já os banhos não precisam ser dados com muita frequência e podem ser dados a cada três meses.
9 – Atenção com a saúde
O samoieda é um cãozinho bastante saudável e resistente, no entanto o tutor deve estar atento a sua alimentação, pois a raça tem predisposição a diabetes e hipotireoidismo. Além disso, visitas ao veterinário são necessárias.
10 – Famoso nas redes sociais
Nas redes sociais existem muitos admiradores e tutores dos cães da raça samoieda. E um perfil dedicado a um quinteto de samoiedas faz bastante sucesso no Instagram. Com mais de 250 mil seguidores, o perfil posta as aventuras diárias de Poppet, Demi, Buttons, Poppy e Teddy. Os cliques são pura fofura.