metropoles.com

10 curiosidades incríveis sobre os cães da raça fox paulistinha

De origem brasileira, esse cãozinho conquista a todos por seu temperamento alegre e divertido

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Petz
Fox paulistinha pets
1 de 1 Fox paulistinha pets - Foto: Reprodução/Petz

Tendo sido originado no Brasil, o fox paulistinha ou terrier brasileiro é um cãozinho que conquista à todos devido a sua lealdade e amor que sente pela família. Não o bastante, esse cachorrinho já foi estrela de alguns comerciais de grandes marcas brasileiras. Cheio de energia, o fox paulistinha é um cachorro saudável e de temperamento tranquilo.

Pensando no sucesso e na fofura do terrier brasileiro, o Metrópoles separou 10 curiosidades incríveis sobre a raça. Confira:

1 – Origem

Existem duas teorias sobre como esse cãozinho surgiu. Alguns acreditam que o fox terrier e o jack russel terrier foram trazidos dentro dos navios que vinham da Holanda e Portugal para o Brasil, e aqui cruzaram com raças como o pinscher, dando origem ao fox paulistinha.

Entretanto, a teoria mais aceita é que jovens brasileiros que estudavam em universidades europeias traziam cães pequenos do tipo terrier quando retornavam para o Brasil. Com o tempo, esses cães acabaram cruzando com algumas raças no interior de São Paulo, dando origem ao terrier brasileiro.

2 – Segunda raça oficializada com brasileira

A primeira raça a ser oficialmente reconhecida como brasileira foi a fila. O fox paulistinha levou mais tempo para ser reconhecido como brasileiro. Em 1964. os criadores desse cãozinho tentaram oficializar a raça, mas tiveram o pedido negado. Após várias tentativas, ela foi reconhecida em 1995 de maneira provisória. Mas em 2006, teve sua oficialização definitiva pela Federação Cinológica Internacional (FCI).

3 – Cheio de energia

Quem vê o tamanho do fox paulistinha não imagina o tanto de energia que o cãozinho possui. Os cães desta raça precisam ter uma rotina de atividades, exercícios físicos e brincadeiras, logo, o tutor deve estar ciente que precisa separar tempo para se dedicar ao terrier brasileiro. Entretanto, é importante lembrar que o gasto de energia deve ser feito de maneira saudável, sem exageros para não sobrecarregar o animal.

4 – Ele tem vários apelidos

Além de ser conhecido como terrier brasileiro e fox paulistinha, esse cãozinho também é chamado de foquinho em Minas Gerais e apenas “fox”, no Rio Grande do Sul, provando sua popularidade em todo o país.

5 – Garoto-propaganda

A raça só foi reconhecida oficialmente em 2006, mas antes disso o fox paulistinha já era bastante popular. Em 1998, a raça virou estampa em um dos selos dos Correios, sendo uma das poucas raças a ganhar tamanha homenagem. Além disso, o cãozinho participou de várias campanhas publicitárias, como os comerciais da marca Bauducco. E para completar todo o sucesso, a raça fox paulistinha também já brilhou em algumas novelas. Como Amor à Vida, com a cadelinha Jolie e na trama Balacobaco, como a cachorrinha Dolores.

6 – Apaixonado pela família

O fox paulistinha possui uma personalidade animada, gentil e alegre. Esse cãozinho também cria laços fortes com a família, sendo apaixonada por seus tutores. Além disso, são animais que gostam de companhia e de estarem em contato com os humanos, logo, não gostam de ficar sozinho.

7 – Fox paulistinha x novas amizades

O fox paulistinha não lida bem com pessoas estranhas e outros animais. Por isso, o tutor deve adestrá-lo desde cedo e dar a ele espaço e tempo para que aos poucos se acostume com presenças diferentes na casa.

8 – Ótimo em apartamentos

Devido ao seu tamanho, o fox paulistinha se adapta bem a ambientes pequenos, entretanto, é importante lembrar que ele precisa gastar energia. Logo, o tutor deve estar ciente que precisa levá-lo diariamente para fazer passeios onde ele possa correr e brincar. Mesmo se adaptando bem a apartamentos, esse cãozinho tende a levar uma vida mais confortável em espaços maiores.

9 – Higiene

Os cuidados em relação a pelagem desse cãozinho tendem a ser mais fáceis se comparados ao de outros cães, pois ele não precisa ser tosado. Mas o tutor deve ter atenção aos banhos. A indicação é que os banhos seja mensais no inverno e quinzenais no verão para não prejudicar a pele do animal.

10 – Saúde de ferro

O fox paulistinha é um animal saudável que não apresenta muitos problemas de saúde devido a sua necessidade de estar em constante atividade. Entretanto, isso não significa que o animal não precise fazer visitas ao médico veterinário. Além disso, se o tutor perceber que o cão está com indisposição ou falta de energia, deve levá-lo com urgência ao veterinário.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?