10 curiosidades incríveis sobre os cães da raça boxer
Além de dóceis e carinhosos, os cães da raça boxer são considerados “eternos filhotes”
atualizado
Compartilhar notícia
Grandes, brincalhões e muito amorosos, os cães da raça boxer têm admiradores por todo o mundo. Esse cãozinho também é inteligente, simpático e um pouco desajeitado. Pensando nele, o Metrópoles separou 10 curiosidades incríveis sobre a raça.
Confira:
1 – Eles são alemães
Os cãezinhos da raça boxer têm ancestrais direto dos cães da linhagem bullenbeisser, desenvolvida por criadores alemães entre os séculos 19 e 20. Mas alguns acreditam que o animal é originário de uma família de cães de guerra do antigo Império Assírio.
2 – Lutavam com touros
A raça era usada antigamente para caçar animais de grande porte, como javalis e veados. As mandíbulas desse cão são fortes e largas, o que permite que ele segure a presa até que o caçador consiga matá-la. Com isso, os boxers também ficaram muito famosos nas lutas de rinha e na luta com touros.
3 – Ficou conhecido em 1950
O boxer foi registrado pela American Kennel Clube (AKC) em 1904, mas a fama da raça nos Estados Unidos e em outros países só começou em 1950. Isso ocorreu porque um exemplar da raça ganhou o torneio de competição canina de Westminster, tornando o cãozinho famoso.
4 – Eles podem ser albinos
Os boxers podem apresentar uma grande variedade de cores, mas a maioria desses cãezinhos têm a pelagem fulva e o focinho preto. Mas alguns boxers podem nascer com a pelagem tigrada e até mesmo albino, com algumas manchas pretas nos olhos e nariz.
5 – Um eterno filhote
O boxer é um cãozinho com muita energia e que adora brincar, logo, ele não recusa uma boa atividade física. E sua vontade de se divertir com os tutores não passa com a idade, o espírito jovial do boxer o acompanha até a idade adulta, por isso ele pode apresentar um comportamento meio bobo e atrapalhado.
6 – Dócil e companheiro
Os cães dessa raça são muito protetores com a família e dóceis. Com isso, pode ser uma boa companhia inclusive para crianças. Às vezes ele pode ser um pouco teimoso, mas como tem vontade de agradar aos tutores, acaba obedecendo aos comandos.
7 – São silenciosos
O boxer não é o tipo de cachorro que vai latir para qualquer coisa, ele tem um temperamento mais calmo e tranquilo, logo, só late para o que julga realmente necessário, o tornando um animal silencioso.
8 – Eles gostam de aprontar
Com um boxer em casa, não vai ser difícil encontrar uma bagunça feita por ele, como um chinelo mordido ou um rolo de papel higiênico destruído pela casa. Mas esse comportamento tende a ser mais presente quando ele ainda é filhote, sumindo a medida em que o animal cresce.
9 – O maior cão braquicefálico
O boxer é um cãozinho braquicefálico, assim como o pug e o buldogue, logo, o tutor terá que adotar com ele uma série de cuidados. Ele também não é um cãozinho para viver ao ar livre. Por mais que tenha porte médio, seu focinho curto e a pelagem baixa fazem com que eles sejam ideais para ambientes internos. Além disso, são animais muito limpos e que não gostam de sujeira. Eles inclusive são comparados aos gatos nesse quesito e sua a frequência de banho pode ser mensal.
10 – Ele tem um porte desnivelado
Os cães da raça boxer têm as patas traseiras mais baixas que as da frente, o que o torna “desnivelado”, logo, ele tem predisposição a desenvolver displasia no quadril. A displasia pode se agravar e causar problemas de locomoção. O tutor deve estar sempre atento a saúde do animal.