10 curiosidades incríveis sobre o buldogue inglês
Com uma aparência simpática e brincalhona, o cãozinho da raça buldogue inglês tem um grande número de admiradores no Brasil
atualizado
Compartilhar notícia
Com uma aparência simpática e brincalhona, o cãozinho da raça buldogue inglês tem um grande número de admiradores no Brasil. O buldogue se encontra na 18º posição do ranking de raças mais populares do país, feito pela Dog Hero.
E pensando na fofura desse cãozinho, o Metrópoles separou 10 curiosidades incríveis sobre os cães da raça buldogue inglês. Confira:
1 – Ele surgiu na Ásia
A origem do buldogue inglês não é muito clara. Mas alguns pesquisadores acreditam que eles sejam descendentes dos antigos cães mastiffs, originários da Ásia.
2 – Os buldogues praticavam bull-baiting
No século 18, os cães da raça buldogue eram colocados para praticar um esporte famoso da época chamado bull-baiting, uma espécie de luta com touros. O objetivo era fazer com que os cães irritassem os touros, até que começassem a brigar. Além disso, acreditavam que a prática fazia com que a carne do touro ficasse mais macia para quando fosse abatido. Extremamente violenta, a luta tornou-se ilegal em 1835.
3 – Quase entraram em extinção
Com o fim da bull-baiting, muitos criadores dos buldogues decidiram interromper a criação desses cães, logo, eles quase foram extintos. A sorte foi que esses animais ainda tinham muitos admiradores, que foram verdadeiramente responsáveis por salvar a raça e torná-la popular no mundo inteiro.
4 – Apesar do passado, são animais dóceis
Os buldogues eram usados em lutas com touros por serem animais corajosos, fortes e com um alto nível de tolerância a dor. Entretanto, com o passar do tempo, eles se tornaram cães de companhia, desenvolvendo um temperamento dócil, gentil e companheiro.
5 – Campeão em problemas de saúde
Infelizmente, é uma das raças com o maior número de problemas de saúde. Entre as principais doenças estão problemas na articulação do quadril, joelhos e ombros; olhos secos e narinas mais fechadas que o normal, o que causa problemas respiratórios. Além disso, esses cãezinhos podem desenvolver problemas de pele, como as dermatites, caso as dobrinhas que têm por todo o corpo não sejam limpas de maneira adequada.
6 – O rei da preguiça
Os cães da raça buldogue são muito brincalhões, no entanto, eles gostam muito de dormir. Em parte, esse comportamento se deve pelo focinho “achatado”, que os impedem de correr e andar grandes percursos. Por isso, o tutor deve fazer apenas passeios leves e moderados.
7 – O buldogue com crianças
Esse cãozinho tende a gostar bastante da companhia de toda a família e serem ótimos companheiros das crianças. Mas ele pode não conseguir acompanhar o ritmo e energia dos pequenos devido às limitações respiratórias. Entretanto, ele será um cãozinho muito paciente.
8 – Ele é teimoso
Inteligente e teimoso, os buldogues tendem a gostar de fazer tudo à sua maneira, não aceitando muitos comandos. Por esse motivo, é importante que o tutor o adestre desde cedo para que ele possa se tornar obediente. Além disso, ele pode não aceitar bem a companhia de estranhos e outros animais, logo, a socialização também deve ser feita ainda quando filhote.
9 – São silenciosos
Apesar de ser um cãozinho que ronca bastante, os buldogues ingleses raramente latem. São animais quietos e muito observadores, por isso, se o tutor deseja um companheiro calmo e silencioso, esse cãozinho pode ser uma boa opção.
10 – Queridinho dos famosos
Além de todas as características já citadas, o buldogue inglês também se destaca pela aparência fofa e simpática, se tornando um dos queridinhos dos famosos. Atores como Adam Sandler e Brad Pitt são grandes fãs desses cãezinhos.