10 curiosidades incríveis sobre a raça shih tzu
De porte pequeno e robusto, o cãozinho faz sucesso com os brasileiros
atualizado
Compartilhar notícia
De porte pequeno e robusto, com a pelagem longa e lisa, o cãozinho shih tzu é uma raça muito querida por todos. Afinal, a personalidade forte e os olhinhos amendoados conquistam qualquer um.
E provavelmente você conhece alguém que tenha um shih tzu ou em algum momento da vida, já pensou em ter como amigo esse irresistível cãozinho. Por isso, o Metrópoles separou 10 curiosidades incríveis sobre ele.
Confira!
1 – Ele é chinês
O shih tzu é de origem chinesa. Mas acredita-se que na verdade ele foi originado no Tibet no século 17, quando era tido como um “cão sagrado”. O cãozinho ainda foi o animal de estimação favorito da família real chinesa durante a dinastia Ming.
2 – Várias cores
Os shih tzus são muito fofos devido ao pelo comprido, entretanto, esses cachorrinhos não tem um padrão de cor definido, diferente de outros cães. Sendo assim, escolher o shi tzu pela cor pode ser uma missão difícil e trabalhosa. Mas geralmente eles são bicolor, podendo apresentar a pelagem branca com marrom ou branca com preta e ainda preta com marrom.
3 – Um pequeno leão
O mais comum é chamarmos esse cãozinho de shih tzu, mas ele pode ter vários outros apelidos divertidos, como: cheetos, shiatsu e shin tzu. E shih tzu significa “cão leão”.
4 – Perfeitos para apartamento
É muito comum vermos o shih tzu sendo criado em ambientes pequenos, e de fato esses cães se adaptam bem ao estilo de vida em apartamentos. Eles também podem ser criados em casas, mas o ideal é que fiquem dentro da residência, pelo menos na parte da noite, devido ao tamanho e fragilidade do cãozinho.
5 – Shih Tzu x Lhasa Apso
Em 1935 o pequeno shih tzu pertencia ao mesmo grupo que o lhasa apso, devido a aparência muito semelhante, como o pelo sedoso e o formato do focinho. Mas ao decorrer do tempo percebeu-se algumas diferenças no comportamento e na aparência de ambos e hoje são considerados cães de raças distintas. Inclusive, o shih tzu é considerado mais dócil e menos reservado com estranhos.
6 – Amigo de todos
Por serem menos reservados com estranhos, os cães da raça shih tzu tendem a fazer amizade com todos de maneira muito fácil, por isso o tutor deve estar atento se pretender deixar o animal solto durante os passeios. Além disso, o shih tzu é considerado um cão de companhia.
7 – Brincalhão sim, teimoso também!
Assim como a maioria dos cães de origem chinesa, o shih tzu é bastante inteligente e teimoso, por isso adestrá-lo pode ser uma missão difícil. Esse cachorrinho ocupa o 70º lugar no ranking de inteligência canina. Eles ainda são bons cães de alerta e costumam latir quando acontece algo novo à sua volta, logo, eles não são silenciosos.
8- Companheiro da família toda
Esse cãozinho é muito alegre e brincalhão. Entretanto, a familiarização do shih tzu com outros pets deve ser feita desde cedo. Ele ainda tende a criar fortes laços com os tutores.
9 – Olhos delicados
Assim como o pug, o shih tzu tem os olhos proeminentes, ou seja, expostos. Por isso, o tutor precisa redobrar o cuidado, procurando manter os olhos do animal sempre limpos para evitar a lágrima ácida. Além disso, como eles têm o focinho pequeno, o tutor deve ter cuidado com quinas de móveis da casa e com flores durante os passeios para que não machuque os olhos do cãozinho.
10 – Um animal ativo, mas não muito
Eles adoram brincar, mas assim como os humanos, os shih tzus podem ser preguiçosos, tendo a tendência a ficar muito tempo deitados. Por isso é essencial que o tutor faça passeios e brincadeiras para cuidar da saúde física e mental do cãozinho. Incentivos com bolinhas e outras atividades em casa são muito importantes para evitar o transtorno de ansiedade no animal e até mesmo a obesidade.