metropoles.com

10 curiosidades incríveis sobre a raça shar-pei

A raça, originária da China, é uma das mais raras do mundo e quase foi extinta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Unsplash
sharpeicapa
1 de 1 sharpeicapa - Foto: Reprodução/Unsplash

Com dobrinhas irresistíveis por todo o corpo, língua azul e carinha de “poucos amigos”, é quase impossível não se encantar pelos cães da raça shar-pei. O cachorrinho de origem chinesa é tão adorado, que é um dos temas mais pesquisados no Google Trends Brasil quando o assunto é cão de raça.

Por isso, o Metrópoles reuniu 10 curiosidades sobre essa fofura.

Confira!

1 . O shar-pei é raro

O cãozinho entrou duas vezes para o livro Guinnes World Records como a raça mais rara do mundo, em 1966 e 1978. O shar-pei surgiu durante a dinastia Han (entre 206 a.C. e 220 d.C.) e várias estátuas antigas de shar-peis foram encontradas na cidade de Hong Kong.

2. Passado triste, como o do pit bull

Durante muitos anos, o shar-pei foi usado na China como cão de caça, combate e guarda. De acordo com a história, ele era colocado para vigiar as tumbas dos membros da realeza chinesa. Além disso, era utilizado com frequência em brigas e rinhas entre cães.

3. Ele é silencioso e calmo

Mesmo com um passado conturbado, o shar-pei passou por mudanças genéticas durante o tempo. Devido ao comportamento sereno que adquiriu ao longo das décadas, se tornou um animal ideal para quem vive em apartamentos, pois ele não é do tipo que irá incomodar os vizinhos com latidos.

4. Requer atenção e cuidados especiais

Ser tutor de um dos cães mais raros do mundo não é uma tarefa fácil e requer tempo e disposição. Suas dobrinhas necessitam de cuidado, principalmente em lugares muito quentes e de baixa umidade. Por causa disso, banhos são importantes para evitar infecções e alergias, junto com as escovações diárias no pelo. O tutor também deve passear com ele diariamente, já que a raça tem facilidade para ganhar peso. Rações especiais podem ser necessárias.

5. Ele é teimoso

Eles são muito teimosos e não é tarefa fácil adestrar um shar-pei. De acordo com o Ranking de Inteligência Canina, a raça aparece na 51º posição das 79 presentes na lista. O tutor vai precisar ter paciência para treiná-lo e deve se acostumar caso ele “ignore” algum pedido.

6. O shar-pei quase foi extinto

Durante o governo de Mao Tsé-Tung, o shar-pei e várias outras raças chinesas foram praticamente dizimadas. O líder comunista afirmava que a criação desses animais era uma prática burguesa e, por isso, eles deveriam ser eliminados. Na época, vários criadores mudaram de país para conseguir salvar o animal.

7. Ele é leal e companheiro

A lealdade do shar-pei é algo natural, afinal eles são “cães de guarda” e protetores. O cãozinho também é amoroso e pode conviver facilmente com outros animais, se a adaptação for feita ainda desde filhote.

8. O shar-pei precisa de socialização

Como ele é muito protetor e leal com todos com que convive, tende a não reagir bem diante de visitas de pessoas estranhas. Por isso, é importante adestrar o cãozinho.

9. O significado de shar-pei

O nome shar-pei significa “pele de areia”, pois sua pele tem uma textura áspera e arenosa. Além disso, pessoas com peles sensíveis podem sentir até arranhões por conta da pelagem do animal.

10. A celebridade do “mundo” shar-pei

Paddington é um cãozinho shar-pei único. Sua pelagem é branca, o que o torna ainda mais raro. Além disso, ele coleciona mais de 99 mil fãs em sua página no Instagram.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?