1 de 1 Foto colorida de Xuxa Meneghel sorrindo em fundo verde - Metrópoles
- Foto: @xuxameneghel/Instagram/Reprodução
Apesar das diferenças, grande parte da população brasileira — estimada em 200 milhões de indivíduos, segundo último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) — compartilha o fato de já ter ouvido, falado, lido ou até mesmo escrito a respeito de Xuxa Meneghel, ou melhor, a Rainha dos Baixinhos. Um dos maiores ícones da cultura popular verde-amarela, a modelo, apresentadora, cantora, atriz, empresária e (ufa!) autora completa 60 anos nesta segunda-feira (27/3).
Quem nasceu entre os anos de 1985 até a primeira década do século 21, sem dúvidas, começou a engatinhar, a andar ou até a falar ao som de Xuxa. Em alguns lares, o momento de uma criança apagar as velinhas era acompanhado da consagrada canção da Rainha dos Baixinhos: “Hoje vai ter uma festa. Bolo e guaraná. Muito doce pra você. É o seu aniversário. Vamos festejar. E os amigos receber”.
Para os fãs da artista, intitulados baixinhos, Ilariê e Tindolelê não são apenas palavras “diferentonas”, mas sim músicas que remetem a inesquecíveis memórias afetivas. Há quem tenha aprendido o alfabeto com a canção Abecedário da Xuxa e a contar os números com o clássico Cinco Patinhos.
Nomeada como Maria da Graça Xuxa Meneghel, ela passou a usar o sobrenome como alcunha a pedido do irmão Bladimir. O nome não só ficou na ponta da língua da criançada, como a tornou nacionalmente conhecida. Ela nasceu na cidade de Santa Rosa, no Rio Grande do Sul, entretanto, cresceu no Rio de Janeiro. Aos 15 anos, deu start na carreira de modelo e deslanchou a ponto de ser convidada para apresentar um programa infantil na extinta TV Manchete.
Caso tenha ficado com vontade de escutar as músicas de Xuxa, segue uma playlist com grandes clássicos da Rainha dos Baixinhos!
Foi na TV Globo, entretanto, que a Rainha dos Baixinhos explodiu profissionalmente. Na emissora, o primeiro programa comandado por ela recebeu o nome de Xou da Xuxa, lançado em 1986. Em seguida, engatou uma atração televisiva atrás da outra. A artista é uma das cantoras que mais vendeu CDs no Brasil. Não à toa, ganhou certificado do Guiness Book pelos 2,5 milhões de cópias vendidas do disco Xou da Xuxa 3. Isso sem contar a coleção de Grammys Latinos.
Após uma temporada longa na Globo, a Rainha dos Baixinhos mudou de casa, no caso, de emissora. Em 2015, ela virou atração da Record. Atualmente, a artista está com diversos projetos no forno, desde a série Tarã, para a Disney+, ao Navio da Xuxa, iniciativa para festejar os seus 60 anos em grande estilo, na presença dos fãs e de convidados, claro.
Não dá para negar que um dos maiores ensinamentos deixados pela lenda infantil é: “A Vida é uma Festa” (leia no tom da música). Sem mais delongas, no dia em que Xuxa completa seis décadas de vida, a Coluna Claudia Meireles fez um compilado com 60 fotos que provam os “mil e um” motivos da artista ser uma das maiores estrelas do Brasil.