Xô, inchaço! Veja os melhores alimentos e bebidas diuréticas naturais
Os alimentos diuréticos aliviam o inchaço, além de prevenir a hipertensão arterial e condições com retenção crônica de água
atualizado
Compartilhar notícia
Os alimentos diuréticos naturais são conhecidos por promoverem a eliminação de líquidos excessivos do organismo, ajudando a combater a retenção e a promover a saúde renal, auxiliando na manutenção do equilíbrio hídrico do corpo.
A Coluna Claudia Meireles conversou com o nutricionista Lucas Rocha, que ensinou quais são os melhores diuréticos naturais que podem ajudar a manter uma hidratação equilibrada e uma saúde renal adequada. “A melancia e o abacaxi são exemplos de frutas ricas em água, que é praticamente 98% da composição delas”, explica.
Aumentar o consumo diário de líquidos causa a elevação da diurese, que é a eliminação da urina. Chás e café também são ótimos diuréticos. “Essas infusões de plantas são altamente diuréticas devido à cafeína presente na composição. O efeito termogênico que essas plantas apresentam auxiliam nessa eliminação de líquidos”, detalha o nutricionista Lucas Rocha.
Entre os legumes, a beterraba é a primeira da lista. “Além da alta quantidade de água, a beterraba tem efeito vasodilatador que aumenta o fluxo sanguíneo e promove mais filtração desse fluxo nos rins”, justifica o profissional.
Vantagens do consumo
Construir uma dieta com diuréticos naturais pode trazer vários benefícios para a saúde. “Esses alimentos diminuem as concentrações de sódio e outros minerais pela urina”, ensina Lucas Rocha.
Eles também auxiliam a reduzir ou prevenir a hipertensão arterial, a eliminar toxinas, a reduzir os inchaços, a estimular o bom funcionamento dos rins, além de promover o equilíbrio de eletrólitos, pois costumam ser ricos em potássio.