Xô, estresse! Confira 5 frutas que ajudam a manter o bom humor
Ter uma boa alimentação ajuda no combate ao estresse, e a nutricionista Renata Guirau revela a importância das frutas nesse processo
atualizado
Compartilhar notícia
Com a correria do dia a dia, o estresse é quase inevitável. Esse aglomerado de reações fisiológicas, quando em excesso, leva a um desequilíbrio de todo o organismo e pode contribuir para o aparecimento de várias doenças. Ter uma alimentação de qualidade pode auxiliar no combate ao infortúnio. Inclusive, existem algumas frutas que ajudam a manter o bom humor.
A nutricionista Renata Guirau conta que uma pesquisa científica publicada pela National Library of Medicine, em 2021, mostra que “pessoas que consomem mais alimentos fontes de compostos bioativos, como as frutas, têm menos tendência a desenvolver quadros de depressão e ansiedade grave”.
“Alguns componentes podem melhorar o funcionamento do nosso organismo, ajudando a aumentar nossa disposição e reduzir o estresse. O ideal é que um adulto consuma de 2 a 3 porções de frutas diferentes todos os dias para alcançar quantidades suficientes das vitaminas, minerais, fibras e compostos bioativos que as frutas podem nos fornecer”, explica a especialista.
Abaixo, Guirau elencou cinco frutas que ajudam a combater a exaustão e a manter o bom humor. Confira!
Banana
Excelente fonte de carboidratos complexos, potássio e vitamina B6, a banana ajuda a aumentar a disposição. “Ela contém triptofano, aminoácido que ajuda na produção da serotonina, um dos neurotransmissores relacionados à sensação de bem-estar e redução do estresse. Além disso, fornece potássio e magnésio ajudando a aliviar as tensões musculares, e tem açúcares naturais, que fornecem energia para o corpo”, explica Guirau.
Laranjas
Fonte de vitamina C, as laranjas agem como antioxidante, ajudando o metabolismo energético e previne anemia, por ajudar na absorção do ferro.
Morango
“Rico em vitamina C, o morango ajuda a manter a glicemia saudável, com liberação de energia constante para o corpo. Além disso, tem muitos componentes antioxidantes, que atuam na saúde como um todo, mas também no metabolismo energético”, enuncia a expert em nutrição clinica voltada para gestantes e crianças.
Kiwi
“A fruta contém vitamina C, é fonte de potássio — importante para a saúde muscular e controle da pressão arterial — e estimula a produção de melatonina, hormônio responsável pela qualidade do sono”, afirma.
Abacate
“Graças a todos os benefícios que proporciona, essa fruta é considerada um excelente alimento, pois é rica em vitamina B, fibras e gorduras saudáveis, que promovem níveis ideais de gordura no sangue e aumentam a absorção de nutrientes, que podem ser armazenados no corpo e usados como fontes de energia”.
Ademais, o abacate tem magnésio e antioxidantes, grandes auxiliares na saúde muscular, na qualidade do sono e na melhora do metabolismo energético, explica a nutricionista.
Guirau alerta que é fácil inserir essas frutas na rotina alimentar da família. “Por serem versáteis, podem ser usadas em preparações que agradam desde às crianças aos mais velhos. E o consumo regular trará benefícios a todos”, finaliza.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram