Wine o’Clock: Vinalla promove segunda degustação de vinhos on-line
Luis Carlos e Gabriela Alcoforado convidaram um time de peso e apresentaram detalhes dos rótulos escolhidos para a noite
atualizado
Compartilhar notícia
Sócios da Vinalla Vinhos, Gabriela e Luis Carlos Alcoforado realizaram, na última quinta-feira (6/8), uma noite de degustação de vinhos on-line. O encontro marcou a segunda edição do novo projeto da importadora brasiliense.
Em parceria com a Del Maipo, a iniciativa reuniu importantes nomes do cenário gastronômico, cultural e da imprensa em uma videoconferência pelo Zoom. Convidados como Renata La Porta, Claudio e Fabiana Cohen, Thiago Miranda, Sarah Campo Dall’Orto, Gracco Magalhães, Hendy Miranda e Valter Lourenço valem ser destacados.
Conduzido por Eugênio Cue Bueno e Luis Carlos Alcoforado, a ação teve participação especial dos enólogos César Príncipe, Pascal Marty, Marcelo Pelleriti e Pablo Miranda. O chef Marcelo Riella, mente por trás do restaurante L’ Alcofa, da pousada Inácia, localizada na Chapada dos Veadeiros, também integrou o time de especialistas.
Os rótulos selecionados para a noite representaram a América do Sul e a Europa. De início, César Príncipe abordou o vinho rosado espanhol Charlatan, da uva Grenache Tinta, da região de D.O. Cigales. Para harmonizar, o chef Marcelo Riella desenvolveu um polvo cozido com especiarias regado com vinagrete de frutas vermelhas. A combinação agradou aos paladares.
Em seguida, o produtor Pascal Marty dividiu seus conhecimentos sobre o vinho Corazón Del Índio, oriundo da região de Colchagua Valley, no Chile, das uvas Cabernet Sauvignon, Carménère e Syrah. Para compor a degustação, os participantes experimentaram um bacalhau à moda portuguesa com batata inglesa e batata doce, cebola caramelizada, azeitona preta e pimentão grelhado, regada com azeite português extra virgem.
Marcelo Pelleriti, por sua vez, apresentou os detalhes do rótulo que leva seu sobrenome, da uva Malbec, originado na Argentina, especificamente em Mendoza. Os paladares aguçados puderam harmonizar a bebida com rosbife ao molho chimichurri.
Mais tarde, o vinho tinto Réquien, de Ribera del Duero, na Espanha, ganhou espaço. Representado por Pablo Miranda, o rótulo combinou sob medida com o ravióli fresco recheado com pato orgânico, ricota caseira e carne moída passion à moda Di Modena, preparado por Marcelo Riella.
A noite terminou com Marcelo Pelleriti dedilhando seu violão enquanto os amantes da bebida terminavam suas taças.
Veja alguns registros:
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.