William e Kate são aconselhados a cortar extravagâncias de título real
Após a morte da rainha Elizabeth II, os pais de George, Charlotte e Louis se tornaram detentores do título de príncipe e princesa de Gales
atualizado
Compartilhar notícia
Após a proclamação de Charles como rei do Reino Unido, William e Kate Middleton se tornaram detentores do título de príncipe e princesa de Gales, respectivamente. Quando recebeu o status, no último dia 9, o casal se disse “honrado”, conforme comunicou o Palácio de Buckingham. Mas nem todos estão felizes com a denominação concedida aos pais de George, Charlotte e Louis. Uma petição on-line na plataforma Change.org exige o fim da nomeação ostentada pelo herdeiro do trono e pela esposa.
A solicitação, que pede a extinção do título do príncipe de Gales, ganhou quase 36 mil assinaturas. De acordo com o biógrafo de membros da realeza Omid Scobie, os cidadãos querem o cancelamento do status por conta das extravagâncias e da opressão histórica associadas a ele. Na terça-feira (27/9), Kate e William visitaram a ilha galesa de Anglesey como forma de trabalhar o papel de príncipes do país. Foi a primeira turnê oficial do casal à frente da nomeação real.
“Dados os sentimentos confusos que algumas pessoas no país ainda têm sobre os novos títulos de William e Kate (mais de 35 mil assinaram uma petição pedindo para acabar com o apelido de príncipe de Gales, rotulando-o como um símbolo de opressão histórica), a ostentação de riqueza e poder da família real é algo que ninguém quer repetir”, ressaltou Scobie, editor real do Yahoo! News.
Na avaliação do especialista em dinastia Windsor, a quantidade de assinaturas deixou claro que William e Kate terão de fazer um esforço em conjunto a fim de garantir que “a monarquia não pareça algo fora de alcance”. Omid Scobie salientou que o casal precisará cortar “babados desnecessários”. Vale destacar que o Reino Unido enfrenta uma crise financeira, mais um motivo para os súditos desejarem a extinção do status de príncipes de Gales.
Diante do burburinho em torno do título, Scobie apurou que William não tem planos de realizar a mesma investidura extravagante que o pai fez quando se tornou príncipe de Gales em 1969. “A notícia foi recebida com entusiasmo pelos galeses, que se lembram muito bem da cerimônia exagerada no Castelo de Caernarfon, na qual a rainha [Elizabeth II] colocou uma coroa de ouro na cabeça de Charles e pendurou grandes mantos em seus ombros”, endossou.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.