Whey protein ou colágeno? Nutricionistas revelam qual é o melhor
Nutricionistas explicam benefícios e revelam qual é a melhor opção entre whey protein e colágeno; confira
atualizado
Compartilhar notícia
Com o aumento da busca por uma vida mais saudável, as pessoas têm se preocupado mais com a alimentação e costumam recorrer a suplementos para conseguirem ainda mais nutrientes. O uso desses complementos alimentares faz com que as pessoas se perguntem qual é a melhor opção, principalmente entre whey protein e colágeno — que, sem dúvidas, figuram entre os mais “adquiridos”.
Para descobrir qual é o melhor suplemento alimentar, a coluna Claudia Meireles conversou com as nutricionistas Giovana Freire e Mariana Melendez que explicaram as diferenças entre whey protein e colágeno, além dos benefícios específicos de cada um.
Diferenças entre whey protein e colágeno
O whey protein, proteína extraída do soro do leite no processo de fabricação do queijo, é conhecido por seu uso por pessoas que praticam atividade física e precisam de aportes maiores de proteína. “A proteína tem papel fundamental na preservação e ganho de massa muscular, importantes para o desempenho físico”, destaca a nutricionista Mariana.
Segundo Giovana, além de ser prático, o whey tem propriedade sacietogênica, que estimula a saciedade, é antioxidante, fortalece o sistema imunológico e também tem propriedades que impulsionam a construção da massa muscular. “Gera uma recuperação muscular acelerada e, consequentemente, diminui a sensação de fadiga, aumenta a força e o rendimento nos treinos”, ressalta a especialista.
O colágeno também é uma proteína e, de acordo com Mariana, o suplemento tem função estrutural e age principalmente na formação da pele, do cabelo, das unhas, das articulações e dos músculos.
“O colágeno se encontra em sua maior disponibilidade e melhor absorção quando se encontra em peptídeos de colágeno, por passar pelo processo de hidrólise, que ‘quebra’ sua estrutura em partículas bem menores, além disso, o colágeno é um proteína estrutural de origem animal”, afirma Giovana Freire.
Qual é o melhor suplemento?
A escolha entre os complementos alimentares depende muito das necessidades de cada um, mas Giovana e Mariana concordam que, apesar do colágeno ser o suplemento queridinho do momento, o whey protein oferece mais benefícios na maior parte dos casos. “Quando a pessoa precisa atingir uma meta diária de consumo proteico e não possui qualquer intolerância ou alergia ao leite, o whey é melhor em termos de custo-benefício”, diz Mariana Melendez.
“O whey é mais recomendado quando o objetivo da suplementação é, principalmente, para desempenho atlético. Por ter uma maior aporte proteico, ele auxilia na recuperação muscular e favorece o aumento do desenvolvimento dos músculos”, destaca a nutricionista Giovana.
Apesar disso, Giovana Freire afirma que a absorção da proteína do soro do leite costuma causar mais intolerância, principalmente por alergias alimentares ou baixa digestibilidade, e o colágeno é facilmente digerível e dificilmente causará algum desconforto.
A especialista Mariana também prefere indicar colágeno como fonte proteica apenas em casos de intolerância ao whey protein, além de recomendar o tipo 1. “Existem muitos tipos de colágeno, mas um específico do tipo 1 tem é voltado para o ganho de massa muscular”, afirma.
Por existirem algumas contraindicações, é importante sempre procurar um profissional da saúde para ter um atendimento personalizado e descobrir qual suplemento é o mais adequado para cada caso específico, principalmente, porque, como as especialistas afirmaram, a proteína do soro do leite pode não ser bem digerida por algumas pessoas.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram