Wesley Paixão cria método de exercícios que conecta mente e corpo
O personal trainer criou o método Y.U Yoga Hiit &Trainer, que une yoga, exercício funcional, ginástica localizada e o mindfulness
atualizado
Compartilhar notícia
Sempre em busca de atividades que promovam a saúde e o bem-estar de seus clientes, o personal trainer Wesley Paixão criou um método Y.U Yoga Hiit &Trainer, uma prática que une yoga, exercício funcional, ginástica localizada e o mindfulness, prática de se concentrar completamente no presente. Com foco no emagrecimento e condicionamento físico as aulas são para aqueles que querem ter um corpo e mente em harmonia. Habilidades de força, equilíbrio, flexibilidade e mobilidade são pontos trabalhados.
Wesley conta que a novidade é baseada na pesquisa do Colégio Americano de Medicina Esportiva (ACSM), que divulga anualmente as tendências de condicionamento físico. Em 2023, um dos citados no ranking é o Treinamento Intervalado de Alta Intensidade (Hiit), que aplica repetidas sessões de exercícios de alta intensidade combinados com períodos de descanso. No ano passado, o yoga estava entre as práticas citadas pela organização.
O professor, que realiza essas aulas na O2 Fitness Brasília, conta que o objetivo do método é adaptar as atividades ao que as pessoas gostam. O conceito de exercício de conexão corpo e mente trabalha a saúde física, emocional e psicológica do aluno. A novidade tem agradado as alunas.
“Quando falava ‘Vamos fazer aula de yoga?’ todo mundo já soltava: ‘Ah, não ou não dou conta ou não tenho paciência’. Então, a pessoa tem aquela ideia de que é uma prática muito calma, que não consegue fazer ou é chata. Resolvi fazer uma nova roupagem e, ao receber os alunos na sala, vou apresentando aos poucos alguns conceitos e palavras ligados ao mundo do yoga e meditação de forma mais tranquila, como por exemplo, tom de voz diferente. Uma vez teve a aula com vinho e jazz”, explica o profissional.
A aula
A aula do método método Y.U Yoga Hiit &Trainer começa com práticas respiratórias, chamadas de pranayamas. Em seguida, as alunas fazem movimentos de alongamento, relaxamento e algumas das principais técnicas de yoga no mundo.
Logo depois, entra o Hiit, na qual executam movimentos bem acelerados e curtos para aumentar a força e frequência cardíaca dos participantes. Estepes e caneleiras são usados pelas mulheres para trabalhar sequências para o glúteo e coxas.
“A princípio a maior parte dos alunos são do sexo feminino, mas também é um exercício voltado para homens. Então, tem a periodização, quais os músculos que vou trabalhar no dia, a capacidade física e séries que vou dar mais ênfase”, elucida.
Veja mais detalhes:
A professora e praticante de yoga há dois anos, Bárbara Danta, afirma que o método a ajudou a otimizar o tempo com qualidade e melhorar em outros exercícios. “Quando você consegue treinar tudo em uma localidade só, você ganha tempo. A aula é maravilhosa e a flexibilidade adquirida na yoga acaba ajudando em outras atividades, como musculação”, conta.
Benefícios
Como a prática busca trabalhar a conexão entre corpo e mente, o personal trainer esclarece que as atividades promovem uma melhora tanto na parte física quanto na emocional. A ideia é que cada indivíduo se concentre no presente, no local em que ele está.
“Já na primeira aula a pessoa tem esse benefício de estar bem mais calma, porque ela fica totalmente no presente, esquece um pouco as tensões do futuro, que estão ligados à ansiedade e as questões do passado, que podem causar depressão ou tristeza”, avalia Wesley.
Juliana Branquinho é uma das alunas que entrou para o Y.U Yoga Hiit &Trainer durante a pandemia da Covid-19 para melhorar a ansiedade, postura, flexibilidade e se apaixonou pelas aulas. “Gosto muito dessa modalidade, porque mistura outras atividades e não perde a essência do yoga. Então, seguimos com muito alongamento, relaxamento, meditação aliados as atividade de força e peso”, disse.
“O novo método veio para agregar. Pratico duas vezes por semana e termino a aula sempre com a sensação máxima de bem-estar e dever cumprido”, relata Maria de Nazaré, que prática a atividade há alguns meses.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.