Você treina? Nutricionista revela quanto comer de proteína por dia
A quantidade ideal de proteína a ser consumida diariamente por uma pessoa que treina varia conforme o nível de atividade física
atualizado
Compartilhar notícia
Querer ganhar músculos ou apenas manter o shape sequinho requer a prática constante de atividade física. Na busca para se obter resultados satisfatórios no corpo, quem levanta peso, faz agachamentos ou percorre longas distâncias precisa fazer uma combinação entre treino e alimentação. E eis que entra o papel da proteína.
De acordo com a nutricionista baiana Jéssica Barreto, a quantidade ideal de proteína a ser consumida diariamente por uma pessoa que treina varia conforme o nível de atividade física e as necessidades individuais.
Em relação às pessoas ativas, ou seja, quem pratica atividade física regularmente, a quantidade diária de proteína deve ser de 1,2 a 2 gramas por quilo de peso corporal, segundo salienta a nutricionista. Jéssica explica que essa porção depende também da intensidade e do tipo de exercício realizado.
“Os atletas e indivíduos adeptos de musculação intensa podem precisar de até 2,2 gramas de proteína por quilo de peso corporal”, esclarece a especialista em nutrição. Quanto aos atletas de elite, a quantidade de ingestão diária do macronutriente pode aumentar e chegar a 3 gramas.
“É importante adaptar a ingestão proteica às necessidades específicas de cada indivíduo, levando em consideração não apenas o nível de atividade física, mas também a composição corporal, os objetivos pessoais e quaisquer condições de saúde preexistentes”, reitera Jéssica Barreto.
Quem não treina, isto é, indivíduos sedentários, devem seguir a recomendação geral de “cerca de 0,8 a 1 grama de proteína, por dia, por quilo de peso corporal”, conforme endossa a nutricionista. Independentemente de uma pessoa fazer ou não atividade física, Jéssica Barreto indica ser “sempre importante manter uma dieta equilibrada.”
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.