Vila Baru: conheça o refúgio luxuoso na Chapada dos Veadeiros
Os apaixonados por trilhas e banhos de cachoeira na Chapada dos Veadeiros têm buscado o empreendimento pela estrutura de tirar o fôlego
atualizado
Compartilhar notícia
Um verdadeiro paraíso para quem busca se reconectar com a natureza, sem abrir mão do conforto e da qualidade no atendimento. Assim é a Vila Baru, localizada em Alto Paraíso de Goiás, município na Chapada do Veadeiros (GO). O local desperta a atenção de muitos visitantes, sobretudo, pela estrutura de tirar o fôlego em meio às belezas do Cerrado.
Criado há 22 anos, o espaço era o lar da família de Fábio Brandão de Oliveira. A partir de 2019 — com o início da pandemia de coronavírus —, no entanto, o empresário decidiu investir no sonho antigo de construir uma hospedagem no meio da Chapada, reduto natural situado a 230 quilômetros da capital do país.
“Com o falecimento do meu pai, não via mais sentido em ter apenas uma residência no local. Após um tempo refletindo sobre algumas possibilidades, tomei a decisão de largar meu emprego como nutricionista em Brasília e abraçar esse sonho antigo no ramo da hospitalidade. Iniciei meu primeiro projeto da Vila Baru com cantinho de fogueira, adega subterrânea e espaço fitness”, relembra Fábio.
Em busca de oferecer um ambiente diferente de tudo o que existia na região, Brandão iniciou um longo processo de pesquisas por hospedagens espalhadas pelo Brasil, e acabou se encantando pelo bangalô de uma pousada em Alagoas. Diante de tantas inspirações, ele entrou em contato com a arquiteta Natália Sávio em 2020. Juntos, eles desenvolveram o primeiro bangalô com piscina privativa de borda infinita, um dos pontos altos da hospedaria.
Desde então, a Vila Baru não parou de crescer. As casas foram pensadas para receber grupos e famílias. Os bangalôs, por outro lado, aceitam apenas duas pessoas. Os visitantes ainda podem usufruir de adegas, serviços de massagem, passeios de balão, guia turístico, personal chef e gerente concierge, à disposição para tirar dúvidas e resolver demandas. Este ano, o empreendimento passou por uma reforma e ganhou uma sauna. A área gourmet também foi ampliada.
“Pensamos em espaços e experiências únicas! Temos todos os serviços de uma pousada, mas não somos uma. Também não somos uma casa de temporada. Nossos serviços são personalizados. O atendimento começa desde o dia em que o hóspede reserva até o momento em que vai embora”, explica o proprietário.
Veja mais detalhes:
Como nem só de trilhas e banhos de cachoeira vivem os apaixonados pela Chapada dos Veadeiros, eles buscam locais que ajudem a recarregar suas energias com conforto. Fábio revela que o espaço, com todas essas “mordomias”, tem atraído muita atenção justamente por isso. A procura por reservas têm crescido bastante, nas palavras do proprietário.
“Estamos muito felizes com o crescimento da Vila Baru nesses três anos de empresa. Depois que inauguramos nossos três bangalôs, em 2023, aumentou bem a procura pelo nosso espaço. Hoje, temos muitos clientes que já passaram por aqui e deixaram sua avaliação”, conta.
Mesmo com todo o sucesso em pouco tempo, o empresário não se acomoda e já tem os próximos planos muito bem encaminhados. “Acredito que, neste ano e/ou no próximo, vamos inaugurar o nosso café e bistrô dentro do espaço. Será um projeto que vai atender os hóspedes e o público externo”, adianta.
“A região ainda é muito carente de opções gastronômicas. Por isso, decidimos tirar do papel este novo sonho. Além disso, vamos construir mais dois ou três bangalôs até 2026”, finaliza.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.