Vídeo: Charles e Camilla são recebidos com vaias durante visita a York
Segundo a imprensa internacional, a fúria dos manifestantes ameaçou ofuscar o 1º Royal Maundy Service do rei. Veja o momento constrangedor
atualizado
Compartilhar notícia
O rei Charles III e Camilla Parker Bowles estão em York, na Inglaterra, para o primeiro Royal Maundy Service após a morte da rainha Elizabeth II. Uma multidão se reuniu do lado de fora da Catedral de York antes da chegada do casal, nesta quinta-feira (6/4). A recepção, no entanto, não foi nada acolhedora por parte do público, que recebeu a dupla com vaias e cartazes hostis.
Informações do portal Express revelam que, quando o monarca e a rainha consorte chegaram ao local, além dos gritos de “não é meu rei”, um homem com um megafone acusou o soberano de “desperdiçar o dinheiro do contribuinte” em um “desfile inútil”. A seguir, assista ao momento constrangedor:
Charles turned up – we let him know that he’s not our king. #NotMyKing #AbolishTheMonarchy pic.twitter.com/bL9w0dAfcl
— Republic (@RepublicStaff) April 6, 2023
Mesmo diante das manifestações, o rei acenou para os presentes. A realeza britânica foi recebida pelo reverendo Dominic Barrington e o arcebispo de York, Stephen Cottrell. Ambos foram presenteados com o tradicional ramalhete, um pequeno buquê de flores, ao entrarem na catedral.
A Quinta-feira Santa marca o fim da Quaresma e, no Reino Unido, o dinheiro da Maundy é dado como um ato de caridade. Por isso, durante a cerimónia, Charles vai presentear 74 homens e 74 mulheres. Os escolhidos deste ano serão presenteados com uma bolsa branca, que contém moedas Maundy de prata cunhadas no valor da idade do rei, e uma bolsa vermelha, com moedas comemorativas.
A coroação oficial do primogênito de Elizabeth II como soberano do Reino Unido está marcada para 6 de maio em Londres, capital da Inglaterra.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.