Vicky Safra: confira valor da fortuna da mulher mais rica do Brasil
No topo da lista de mais ricos do Brasil está Vicky Safra. Ela é a única mulher do top 10. Confira detalhes da trajetória da bilionária
atualizado
Compartilhar notícia
A revista Forbes anunciou, nesta sexta-feira (1º/9), a lista de bilionários do Brasil. No topo do elenco está o nome de Vicky Safra, viúva e herdeira de Joseph Safra, fundador do banco que leva o sobrenome da família. Com 71 anos, a filantropa nascida na Grécia é a única mulher do top 10. Atrás dela estão empresários como Eduardo Saverin e Jorge Paulo Lemann.
De acordo com a publicação, o patrimônio de Vicky, somado ao dos quatro filhos — Jacob, David, Alberto e Esther —, atinge o marco de R$ 87,8 bilhões. Ela herdou o império de 11 dígitos após a morte de Joseph, em 2020, por causas naturais. Ele tinha 82 anos. Atualmente, a mulher mais rica do Brasil não mora no país, mas sim na Suíça.
Origem da fortuna
Quando se casou com Joseph, Vicky tinha 17 anos. Tempos depois, ele se tornou o banqueiro mais rico do mundo. Segundo a imprensa, a fortuna de Vicky vem da Síria, mais precisamente da região de Aleppo, cidade em que a família Safra criou uma empresa que funcionava como uma casa bancária, em 1800.
O início da história da família Safra em solo brasileiro teve início em 1953, quando o patriarca do clã, Jacob Safra, mudou-se para o país. Na ocasião, fundou uma empresa de comércio de máquinas, metais e gado. O banco surgiu anos depois, no caso, em 1972.
História de amor
Assim como a família de Joseph, os parentes de Vicky decidiram vir para o Brasil quando ela ainda era criança. Um relatório anual do J. Safra Sarasin deu detalhes da história do casal: “Foi um amor à primeira vista, uma amor que duraria até o último momento de sua vida”.
Os dois selaram a união em 1969. Do matrimônio, tiveram quatro filhos e 14 netos. Um dos projetos criados pela viúva em forma de homenagear o marido se trata da Vicky and Joseph Safra Philanthropic Foundation, instituição de caridade lançada em 2022 na Suíça.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.