Viaje por 7 hotéis de luxo de Portugal, locação da novela Travessia
Confira sete opções de onde se hospedar com luxo, conforto e excelência em Portugal. O roteiro conta com sugestões de restaurantes premiados
atualizado
Compartilhar notícia
Próxima novela das 9 na TV Globo, Travessia reúne atores consagrados e futuras apostas da emissora, como a influenciadora digital Jade Picon. Previsto para ir ao ar no próximo dia 10, o folhetim tem a história iniciada do outro lado do Oceano Atlântico, mais precisamente em Portugal. O pontapé na trama será dado em terras lusitanas, razão para um núcleo de artistas desembarcar no país europeu.
Portugal é um destino queridinho dos brasileiros e promete conquistar ainda mais visitantes por conta da novela. As vantagens aos turistas tupiniquins não se limitam apenas à ausência de visto. No início deste mês, ministros aprovaram um acordo, que visa facilitar a circulação e a mobilidade de cidadãos das nações membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), na qual o Brasil está incluído. Entretanto, não há previsão da norma entrar em vigor.
Se pudesse, a Coluna Claudia Meireles pousaria neste momento em Portugal, mas como não é uma alternativa viável, fica a dica de onde se hospedar com luxo, conforto e excelência. Não poderia ficar de fora da listagem as melhores opções para saborear clássicos quitutes da gastronomia lusitana. Confira um roteiro com os hotéis cinco estrelas e restaurantes conhecidos mundialmente.
1. Grande Real Villa Itália Hotel & Spa
Das luxuosas suítes do Grand Real Villa Itália dá para ouvir e observar o mar. Instalado na cidade de Cascais, o endereço fica distante 34,5 quilômetros da capital Lisboa. Antes de abrir as portas e receber hóspedes, o local já foi uma das residências do rei Humberto II da Itália. Atualmente, oferece um leque de serviços a quem desejar relaxar como nunca. Os visitantes podem aproveitar a piscina de circuito thalasso, banho turco e massagens.
2. Palacete Chafariz D’El Rei
Tendo o conceito de hotel boutique, o Palacete Chafariz D’El Rei está fixado no bairro Alfama, bem no coração de Lisboa. Como o próprio nome já diz, o hotel oferece todas as mordomias de um palácio secular. O emblemático edifício preserva a arquitetura medieval. Da fachada ao interior das acomodações, os detalhes do espaço impressionam por levar os hóspedes a fazerem uma charmosa viagem no túnel do tempo, ou melhor, pela história cultural de Portugal.
3. Olissippo Lapa Palace
Construído no século 19, o Olissippo Lapa Palace é um hotel situado no topo de uma colina de Lisboa com vista paradisíaca para o rio Tejo. Um jardim subtropical envolve o endereço cinco estrelas. Por ficar em uma região distante do centro da capital, o visitante desfruta de um ambiente tranquilo e de uma piscina aquecida a uma temperatura de 25ºC. Referências à arquitetura portuguesa estampam as paredes, por exemplo, os azulejos com desenhos.
4. Quinta da Casa Branca
Já pensou em ficar hospedado dentro de um jardim botânico? Independentemente da resposta, esse é o propósito do Quinta da Casa Branca, localizado na cidade de Funchal, pertencente à Ilha da Madeira. Os turistas são convidados a estarem perto da natureza. Ao todo, são mais de 1,2 hectare. Inaugurado em 1998, o espaço dispõe de árvores e plantas tropicais de todo o mundo. Atualmente, o hotel conta com terraços privados.
5. The Yeatman
Premiadíssimo, o The Yeatman acolhe os turistas com experiências inesquecíveis. É o caso de ser um “hotel de vinhos de luxo”, conforme escreveram na Bio do Instagram. Fixada na cidade de Porto, a estadia detém o título de Melhor Hotel Cinco Estrelas de Portugal. Parceiro da marca de beleza e bem-estar Caudalie, o endereço apresenta um spa com terapias inovadoras, como o tratamento barril.
6. Vidago Palace Hotel
“O Vidago Palace Hotel oferece um equilíbrio perfeito entre luxo moderno e beleza natural, e fornece um serviço distinto de excelência a todos os hóspedes”, escreveram na Bio do Instagram. Tendo sido inaugurado pela primeira vez em 1910, o reduto é uma das mais famosas estadias históricas de luxo de Portugal. São 70 suítes espalhadas pelo centenário palácio, sem contar o spa termal. No lado externo, consta um campo de golfe, desenhado pelo arquiteto Philip Mackenzie Ross.
7. Six Senses Douro Valley
No alto de uma colina em pleno Vale do Rio Douro se encontra o Six Senses Douro Valley. O recanto chegou a conquistar o prêmio de Melhor Hotel Spa do Mundo pela Condé Nast Traveller, em 2017. Dois anos depois, ganhou na categoria Melhor Hotel Resort da Europa, segundo avaliação da Gallivator’s Guide. O complexo engloba 50 quartos, incluindo nove suítes e 21 acomodações em separado com piscina particular.
Viver verdadeiramente as experiências culturais de outro país requer provar a gastronomia local. Abaixo, confira cinco restaurantes portugueses que merecem a visita!
1. Vila Joya
Com duas estrelas Michelin, o Vila Joya é comandado pelo chef austríaco Dieter Koschina há 30 anos. Algumas mesas tem como paisagem o Oceano Atlântico. “Os padrões mais frescos, padrões exigentes e sabores de dar água na boca”, frisaram no site da casa gastronômica fixada na cidade de Albufeira. Todo dia, o mestre em preparos cria um novo menu. Definido como um “artesão de sabores”, o profissional elabora pratos leves e frescos.
2. Belcanto
Localizado no centro de Lisboa, o Belcanto é uma parada obrigatória dos turistas. A casa abriu as portas pela primeira vez em 1958. A operação encerrou as atividades e voltou a todo vapor em 2012. Totalmente repaginado, o restaurante tem como chef José Avillez e está na lista dos melhores restaurantes do mundo. O profissional busca levar a clientela a fazer uma viagem gastronômica e sensorial por meio dos sabores portugueses.
3. Casa de Chá da Boa Nova
Premiadíssimo com três estrelas Michelin, a Casa de Chá da Boa Nova “é muito mais do que um restaurante”, destacaram na página oficial. À frente da empreitada está o chef Rui Paula. Enquanto espera o comandante preparar alguma delícia nas caçarolas, o cliente tem a oportunidade de colocar os pés na areia e molhá-los na água do mar. O projeto arquitetônico foi construído sobre rochedos do município Leça da Palmeira.
4. Antiqvvm
Requintado, o Antiqvvm fica na cidade de Porto. O chef Vitor Matos lidera a cozinha na casa gastronômica, enquanto o sommelier António Lopes assina a carta de vinhos. Com vista para o rio Douro, o local tem como carros-chefe o tártaro de novilho, a alheira de mirandela dourada e as vieiras coradas. Unindo o tradicional ao criativo, alguns pratos são preparados em panelas de barro.
5. Mesa de Lemos
Com uma estrela Michelin, o Mesa de Lemos é um projeto dos sonhos do empresário Celso de Lemos. Para criar um menu sustentável, o idealizador convocou o chef Diogo Rocha. “Para além da criatividade, qualidade e respeito pelos produtos à mesa, estão sempre os vinhos e azeites, assim como os legumes da horta”, destacaram no site. Instalada no município de Silgueiros, a casa gastronômica soma prêmios desde a abertura, em 2008.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.