metropoles.com

Viaje ao incrível deserto Salar de Uyuni com dicas de Nana Ferro

Situado na Bolívia, o Salar de Uyuni é o maior deserto de sal do mundo. A influencer dá as melhores dicas para uma viagem inesquecível!

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images e @nanaferro/Instagram/Reprodução
Deserto Salar Uyuni Nana Ferro
1 de 1 Deserto Salar Uyuni Nana Ferro - Foto: Getty Images e @nanaferro/Instagram/Reprodução

O Salar de Uyuni é o maior deserto de sal do mundo. Situado nos Andes, no sudoeste da Bolívia, o destino era, na verdade, um lago pré-histórico que secou. Atualmente, é uma paisagem de quase 11 mil km² com sal branco e claro, formações rochosas e ilhas repletas de cactos.

Apesar de vários outros lugares pelo mundo serem considerados “destinos dos sonhos”, como Paris, Grécia ou as Ilhas Maldivas, o Salar de Uyuni ganhou uma atenção maior nos últimos tempos e passou a integrar a lista de desejos de muitas pessoas.

Nana Ferro, viajante incansável, foi uma delas. À coluna, a influencer brasiliense já trouxe dicas de Cavalcante (Chapada), Riviera Maya (México), Chillán (Chile) e até Ilhas Maldivas. Próxima parada? Salar de Uyuni, com dicas imperdíveis de Nana Ferro.

Salar de Uyuni
O Salar de Uyuni é o maior deserto de sal do mundo

A influenciadora digital conta que visitou o local na companhia do marido, Helios Fleury, no início de maio deste ano, permanecendo 8 dias na região. “O voo saiu de Brasília, com parada em São Paulo, e chegada em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia”, diz ela.

Ao desembarcar na cidade boliviana, os dois pernoitaram, para, no dia seguinte, pegar outro voo em direção a Uyuni. Mas Nana faz questão de comentar sobre o hotel de Santa Cruz de La Sierra: “Ficamos no Marriot, que é super legal, com quartos bons, piscina gostosa e bem localizado”.

Marriot Hotel Santa Cruz de la Sierra
Marriot Hotel Santa Cruz de la Sierra
Roteiro

Para viajar em segurança e sem preocupações, Nana pesquisou, anteriormente, na internet, por empresas que organizam a viagem nesse destino. “Fechei com a Hidalgo Tours, que é uma das mais famosas. Ela fez o cronograma direitinho”, afirma.

Na opinião da influencer, um dos pontos mais marcantes da viagem são as paisagens. “O lugar é sensacional, surreal, com coisas que você olha e fala: ‘Meu Deus!”, fala ela.

Hotel em Uyuni: Jardines de Uyuni

3 imagens
Nana e o marido, Helios Fleury
"Eu conheci o maior Deserto de Sal do mundo (e me apaixonei)", escreveu ela no Instagram
1 de 3

Nana Ferro no Salar de Uyuni

@nanaferro/Instagram/Reprodução
2 de 3

Nana e o marido, Helios Fleury

@nanaferro/Instagram/Reprodução
3 de 3

"Eu conheci o maior Deserto de Sal do mundo (e me apaixonei)", escreveu ela no Instagram

@nanaferro/Instagram/Reprodução

 

Por outro lado, Nana Ferro lista algumas dicas para evitar “perrengues”:

  1. Em passeios como a Laguna, as estradas são precárias e o trajeto é longo. “Você passa muito tempo em deslocamento. Eu não indicaria esse passeio da reserva, por exemplo, para pessoas com crianças ou pessoas quem não gosta muito de ficar em carro”, compartilha;
  2. Em razão da altitude, muitos turistas acabam passando mal na viagem. “Há alguns remédios e chás que eles vendem para isso, mas também a possibilidade de você ir aos poucos. Eu não indico fazer os passeios principais logo que chegar em Uyuni, e sim se organizar e tentar ir subindo aos poucos, olhando outras cidades. Eu tive que usar oxigênio, por exemplo. Passei muito mal com a altitude. Depois de dois dias passa, pois o corpo acostuma”, confessa;
  3. Estar muito bem equipado com água e lanche, pois, às vezes, são horas e horas sem parar em um lugar para comprar. “Antes de sair para o passeio, vale pedir para o guia parar na cidade para comprar lanchinhos, sanduíches, barrinhas. E também não há banheiro”, lembra Nana.
Vista deslumbrante do Salar De Uyuni
Vista deslumbrante do Salar De Uyuni

Ainda que existam contratempos, a influenciadora frisa o quanto vale a pena visitar o recanto na Bolívia. “O Palácio de Sal, que é o primeiro hotel de sal do mundo, fica no meio do deserto. É de fácil acesso, dá para ir caminhando, de bicicleta…”, menciona.

Nana também cita Incahuasi, a ilha dos cactos gigantes, que, segundo ela, vale conhecer. “Não é tão cansativa e é muito legal”, explica.

Incahuasi, a ilha dos cactos gigantes
Incahuasi, a ilha dos cactos gigantes

Para quem Nana Ferro indica o destino

Na opinião da viajante, a experiência no Salar é “incrível, maravilhosa e única, mas depende do tipo de viajante”. “Quem não gosta muito de natureza e dessas aventuras, eu sugiro ir só para Santa Cruz de La Sierra e para o Salar”, comenta.

Já aos que curtem passar dias em expedições e conhecer paisagens únicas, a influenciadora sugere fazer o passeio completo e, ainda, incluir o Deserto de Atacama, no Chile.

Flamingos integram a paisagem do Salar de Uyuni, na Bolívia
Flamingos integram a paisagem do Salar de Uyuni, na Bolívia

“A melhor parte da viagem foi o Salar mesmo — e a ilha dos cactos. Parece que nem é de verdade. E acho que foi o auge. E conhecer todo o processo de sal, ir à fábrica, saber como eles retiram o mineral do deserto, como eles levam para secagem, e adicionam iodo. Eu acho que isso é uma experiência que não temos em lugar nenhum”

Nana Ferro

Encantada com o destino, Nana Ferro finaliza que o pôr do sol do Salar de Uyuni, com reflexo da água, é incrivelmente único.

pôr do sol do Salar de Uyuni, com reflexo da água
Pôr do sol do Salar de Uyuni, com reflexo da água

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?