Viaje ao incrível deserto Salar de Uyuni com dicas de Nana Ferro
Situado na Bolívia, o Salar de Uyuni é o maior deserto de sal do mundo. A influencer dá as melhores dicas para uma viagem inesquecível!
atualizado
Compartilhar notícia
O Salar de Uyuni é o maior deserto de sal do mundo. Situado nos Andes, no sudoeste da Bolívia, o destino era, na verdade, um lago pré-histórico que secou. Atualmente, é uma paisagem de quase 11 mil km² com sal branco e claro, formações rochosas e ilhas repletas de cactos.
Apesar de vários outros lugares pelo mundo serem considerados “destinos dos sonhos”, como Paris, Grécia ou as Ilhas Maldivas, o Salar de Uyuni ganhou uma atenção maior nos últimos tempos e passou a integrar a lista de desejos de muitas pessoas.
Nana Ferro, viajante incansável, foi uma delas. À coluna, a influencer brasiliense já trouxe dicas de Cavalcante (Chapada), Riviera Maya (México), Chillán (Chile) e até Ilhas Maldivas. Próxima parada? Salar de Uyuni, com dicas imperdíveis de Nana Ferro.
A influenciadora digital conta que visitou o local na companhia do marido, Helios Fleury, no início de maio deste ano, permanecendo 8 dias na região. “O voo saiu de Brasília, com parada em São Paulo, e chegada em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia”, diz ela.
Ao desembarcar na cidade boliviana, os dois pernoitaram, para, no dia seguinte, pegar outro voo em direção a Uyuni. Mas Nana faz questão de comentar sobre o hotel de Santa Cruz de La Sierra: “Ficamos no Marriot, que é super legal, com quartos bons, piscina gostosa e bem localizado”.
Roteiro
Para viajar em segurança e sem preocupações, Nana pesquisou, anteriormente, na internet, por empresas que organizam a viagem nesse destino. “Fechei com a Hidalgo Tours, que é uma das mais famosas. Ela fez o cronograma direitinho”, afirma.
Na opinião da influencer, um dos pontos mais marcantes da viagem são as paisagens. “O lugar é sensacional, surreal, com coisas que você olha e fala: ‘Meu Deus!”, fala ela.
Hotel em Uyuni: Jardines de Uyuni
Por outro lado, Nana Ferro lista algumas dicas para evitar “perrengues”:
- Em passeios como a Laguna, as estradas são precárias e o trajeto é longo. “Você passa muito tempo em deslocamento. Eu não indicaria esse passeio da reserva, por exemplo, para pessoas com crianças ou pessoas quem não gosta muito de ficar em carro”, compartilha;
- Em razão da altitude, muitos turistas acabam passando mal na viagem. “Há alguns remédios e chás que eles vendem para isso, mas também a possibilidade de você ir aos poucos. Eu não indico fazer os passeios principais logo que chegar em Uyuni, e sim se organizar e tentar ir subindo aos poucos, olhando outras cidades. Eu tive que usar oxigênio, por exemplo. Passei muito mal com a altitude. Depois de dois dias passa, pois o corpo acostuma”, confessa;
- Estar muito bem equipado com água e lanche, pois, às vezes, são horas e horas sem parar em um lugar para comprar. “Antes de sair para o passeio, vale pedir para o guia parar na cidade para comprar lanchinhos, sanduíches, barrinhas. E também não há banheiro”, lembra Nana.
Ainda que existam contratempos, a influenciadora frisa o quanto vale a pena visitar o recanto na Bolívia. “O Palácio de Sal, que é o primeiro hotel de sal do mundo, fica no meio do deserto. É de fácil acesso, dá para ir caminhando, de bicicleta…”, menciona.
Ver essa foto no Instagram
Nana também cita Incahuasi, a ilha dos cactos gigantes, que, segundo ela, vale conhecer. “Não é tão cansativa e é muito legal”, explica.
Ver essa foto no Instagram
Para quem Nana Ferro indica o destino
Na opinião da viajante, a experiência no Salar é “incrível, maravilhosa e única, mas depende do tipo de viajante”. “Quem não gosta muito de natureza e dessas aventuras, eu sugiro ir só para Santa Cruz de La Sierra e para o Salar”, comenta.
Já aos que curtem passar dias em expedições e conhecer paisagens únicas, a influenciadora sugere fazer o passeio completo e, ainda, incluir o Deserto de Atacama, no Chile.
“A melhor parte da viagem foi o Salar mesmo — e a ilha dos cactos. Parece que nem é de verdade. E acho que foi o auge. E conhecer todo o processo de sal, ir à fábrica, saber como eles retiram o mineral do deserto, como eles levam para secagem, e adicionam iodo. Eu acho que isso é uma experiência que não temos em lugar nenhum”
Nana Ferro
Encantada com o destino, Nana Ferro finaliza que o pôr do sol do Salar de Uyuni, com reflexo da água, é incrivelmente único.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.