Médica Karla Lessa dá dicas valiosas para proteger o cabelo do sol
Falta de proteção pode levar ao surgimento de algumas condições patológicas, como fotodano crônico, rosácea, lúpus cutâneo e dermatomiosite
atualizado
Compartilhar notícia
O hábito de aplicar protetor solar no rosto e no corpo já entrou para a rotina dos brasileiros. A importância de cuidar da pele e evitar manchas e o “temível” envelhecimento, assim como doenças dermatológicas, é de amplo conhecimento. Entretanto, o couro cabeludo e os fios de cabelo também ficam expostos ao sol diariamente. Mesmo assim, costumam ser esquecidos. Estudos mostram que essa falta de proteção pode levar ao surgimento de algumas condições patológicas, como doenças associadas ao fotodano crônico, rosácea e lúpus cutâneo, entre outras condições.
Com a proximidade do verão, a médica Karla Lessa deixa o recado: assim como o nosso corpo, os cabelos também precisam de proteção contra os raios solares. Além do risco de queimar o couro cabeludo, o sol pode causar danos aos fios.
“Use sempre um produto específico para proteger os fios capilares. Alguns cuidados vão evitar uma corrida urgente ao salão quando o verão acabar”, recomenda a médica, que destaca a necessidade do protetor solar extra nos pacientes calvos ou com cabelos claros e escassos.
Após mergulhos no mar, cristais de sal podem fixar nos cabelos e amplificar a ação dos raios UV. De acordo com a profissional, os problemas se iniciam nesse momento. “Os raios acabam queimando os fios, destruindo a fibra capilar. O sol, o sal da água e a areia também fazem com que os fios fiquem porosos, com aspecto ressecado”, explica.
Para minimizar os danos dos fios e aproveitar o verão com um cabelo saudável e bonito, Karla Lessa separou algumas dicas essenciais.
Veja!
- Em dias de exposição mais intensa, opte por produtos leave-in com filtro solar. Além de proteger os fios da radiação, eles preservam a nutrição, garantindo cabelos mais bonitos;
- Abuse do uso de chapéus e bonés. Além de elegantes, eles garantem uma proteção extra;
- Assim que sair do mar, lave os cabelos com água doce;
- Evite prender os cabelos úmidos! Essa prática favorece a quebra dos fios. Além disso, a umidade pode contribuir para o aparecimento de dermatites no couro cabeludo;
- Cabelos loiros possuem menor pigmentação e tendem a ser mais finos e leves. Por isso, as hidratações devem ser mais intensas. Opte por hidratações semanais e pelo uso de ampolas de hidratação intensiva, que são práticas e dão um ótimo resultado!
Sobre a especialista
A médica Karla Lessa é capixaba e especialista em saúde e beleza. Atualmente, atende seus pacientes no Instituto Lessa, que dirige junto ao marido em Vitória, no Espírito Santo.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.