Veja suplementos alimentares que você nunca deve tomar com café
O café é indispensável para boa parte da população brasileira, mas a bebida pode atrapalhar na absorção de suplementos alimentares
atualizado
Compartilhar notícia
O café está presente na rotina da maioria das pessoas, principalmente no desjejum. Apesar de a bebida ser muito conveniente para acompanhar suplementos alimentares, a ingestão de cafeína pode interferir na absorção de vitaminas e minerais pelo corpo.
De acordo com a nutricionista Paula Uessugue, a iguaria apresenta substâncias antinutricionais, em especial o tanino, que limita a absorção de certas vitaminas, principalmente ferro, vitamina D, vitamina C, vitaminas do complexo B, magnésio e potássio.
O ferro é essencial para o funcionamento do organismo e age na produção de hemoglobina. De acordo com uma pesquisa recente, os taninos se ligam ao ferro durante a digestão e reduzem a capacidade de absorção pelo organismo, o que pode afetar principalmente mulheres que perdem muito sangue durante o período menstrual e também pessoas mais suscetíveis à anemia por deficiência de ferro.
A vitamina D, responsável por regular os hormônios, aumentar a absorção de cálcio e manter o sistema imunológico saudável, também pode ser afetada por conta da cafeína. Segundo um estudo realizado pela Universidade Creighton com a Universidade de Miami, a cafeína reduziu a expressão dos receptores de vitamina D nos osteoblastos, células responsáveis pela produção óssea.
Nos casos da vitamina C, vitaminas do complexo B, magnésio e potássio, elas são afetadas principalmente por conta da propriedade estimulante da especiaria, que aumenta a produção de urina. Como essas vitaminas e minerais são de difícil armazenamento, o efeito diurético da bebida pode aumentar a excreção desses nutrientes.
Qual a melhor forma para tomar os suplementos?
A nutricionista Paula Uessugue afirma que o ideal é ingerir complementos alimentares com água para não atrapalhar a absorção. “Caso tome café no horário próximo, é melhor espaçar e tomar 2 horas antes ou após o suplemento”, indica ele.
Os amantes do café, mesmo aqueles que não possuem deficiência vitamínica, devem evitar o consumo exagerado da bebida não apenas perto da ingestão de suplementos, mas também das principais refeições, que são responsáveis por fornecerem boa parte dos nutrientes necessários para o funcionamento do organismo e precisam ser devidamente digeridas. “O consumo moderado deve existir e se limitar a no máximo três xícaras dia”, diz a profissional.
Apesar de indicar que as pessoas consumam a iguaria duas horas antes ou após as refeições, Paula considera difícil as pessoas tomarem o café puro pela manhã, sem ser acompanhado de pão, tapioca ou outros acompanhamentos. Apesar disso, a profissional recomenda aguardar um tempo entre a ingestão da bebida e dos alimentos.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.