Veja rotina do ex-presidente mais longevo dos EUA, morto aos 100 anos
Em outubro, Jimmy Carter completou 100 anos e foi o único ex-presidente dos EUA a atingir esse feito. Ele mantinha determinados hábitos
atualizado
Compartilhar notícia
Primeiro presidente dos Estados Unidos a viver até os 100 anos, Jimmy Carter morreu no último domingo (29/12). O democrata governou o país mais poderoso do mundo entre 1977 e 1981, período em que a nação estava abalada por uma crise econômica e conflitos diplomáticos. Apesar dos desafios, o militar da Marinha colocou seu nome na história estadunidense pelo compromisso com os direitos humanos e as ações humanitárias pelo mundo.
Carter completou o centenário em 1º de outubro. Antes de assumir o posto de chefe da Casa Branca, o democrata atuou como jogador de basquete no ensino médio, produtor de amendoim e, em seguida, serviu na Marinha por sete anos. Por oito décadas, ele foi casado com Rosalynn Carter, que morreu em novembro de 2023. O casal teve quatro filhos, Amy, James, Jack e Donnel. Diagnosticado com câncer, o ex-presidente dos EUA passou quase dois anos em cuidados paliativos.
Com uma atuação ímpar em defender e difundir a paz, Carter foi um dos três presidentes dos EUA a ganhar o Prêmio Nobel da Paz. Ele recebeu a honraria em 2002, sendo o único a conquistar a condecoração pelo trabalho após deixar o cargo de mandatário dos Estados Unidos.
Caso você tenha se perguntado sobre a “receita de bolo” de Jimmy Carter para chegar até os 100 anos e ser o único ex-presidente dos EUA a atingir esse feito, a coluna Claudia Meireles traz as estratégias apoiadas pela ciência que ele levou à risca para atingir a longevidade. Confira!
1. Gerenciar o estresse forma saudável
De acordo com o portal estadunidense The Healthy, a vida de Carter não foi fácil, principalmente no posto de chefe da Casa Branca, quando ajudou a intermediar um acordo de paz histórico entre Egito e Israel. Após deixar o cargo, ele enfrentou desafios pessoais e políticos, entretanto, o que chamava atenção era o seu sorriso.
“Ele quase sempre era visto rindo e sorrindo e, após conhecê-lo pessoalmente, as pessoas ficavam maravilhadas com a disposição dele “, escreveu o site. Em entrevista ao The Healthy, a médica de família Karla Robinson destacou que essa característica do ex-presidente em lidar com o imenso estresse de forma saudável “provavelmente” contribuiu para ele ter longevidade.
“Sabemos que o estresse consistente pode colocá-lo em maior risco de muitas condições crônicas de saúde, como doenças cardíacas, câncer, pressão alta e depressão”, explicou a médica da família. Ela reiterou que a reação natural do organismo a situações de ameaça ou perigo tendem a afetar o funcionamento do sistema imunológico. Karla sugeriu adotar maneiras de ficar relaxado a fim de favorecer uma vida longeva e saudável.
2. Ter um propósito
Em discursos, Jimmy Carter costumava dizer o propósito que adotou e o guiava: “Eu tenho uma vida e uma chance de fazer com que ela valha a pena. Minha fé exige que eu faça tudo o que puder, onde quer que eu esteja, sempre que puder, pelo tempo que puder, com o que quer que eu tenha, para tentar fazer a diferença.”
Publicado na revista acadêmica Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) em 2018, um estudo mostrou os benefícios de encontrar um propósito como motivador para viver um estilo de vida saudável. Os participantes da pesquisa que tinham um objetivo apresentaram tanto saúde física quanto mental melhor.
3. Comer nozes
O ex-presidente era um fazendeiro de amendoim antes de entrar na política, afinal sua família era produtora do grão e tinha uma fazenda no estado da Geórgia. De acordo com o The Healthy, Carter gostava de degustar também nozes. Durante o mandato à frente da Casa Branca, ele deixava saquinhos com as duas oleaginosas para visitantes do Salão Oval.
Ao portal, o médico e professor universitário Fred Tabung salientou que amendoins e nozes são uma fonte de gordura, fibras e minerais, a exemplo de folato e magnésio. Ele descreveu as duas oleaginosas como “lanche saudável e rápido”. O especialista recomendou misturar esses alimentos com opções refogadas a fim de facilitar que as vitaminas lipossolúveis sejam melhor absorvidas pelo intestino.
Outros hábitos de Carter
Passar bastante tempo ao ar livre, dispor de um relacionamento estável, ter animais de estimação, voluntariar-se regularmente e praticar esportes até os 90 anos estiveram entre os hábitos mantidos pelo presidente mais longevo da história dos Estados Unidos. Ele bebia uma taça de vinho ocasionalmente, tendo inclusive plantado um vinhedo. Ao longo da vida, Jimmy Carter também nunca fumou.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.