metropoles.com

Veja qual dieta apoiada pela ciência ajuda a reduzir risco de demência

Um estudo da Rush University feito em parceria com a Harvard Chan School of Public Health detalhou a eficaz dieta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Cérebro alimentação
1 de 1 Cérebro alimentação - Foto: Getty Images

De acordo com a Alzheimer’s Associationa doença de Alzheimer é o tipo de demência mais comum, além de ser um termo geral usado para descrever as condições que ocorrem quando o cérebro não consegue mais funcionar corretamente. No Brasil, mais de 1 milhão de pessoas vivem com algum tipo da enfermidade, enquanto em todo o mundo, são 44 milhões. Pesquisadores da Rush University, em Chicago, identificaram uma dieta capaz de reduzir o risco do quadro.

Na tentativa de diminuir as taxas de demência, cientistas estadunidenses desenvolveram uma dieta, que demonstrou bons resultados em relação à preservação da saúde do cérebro e redução do risco da doença, conhecida por roubar a memória. Intitulado de MIND, o potente plano alimentar integra peixes, leguminosas e vegetais. Segundo os estudiosos, esses itens ajudam a retardar e limitar o declínio da função cognitiva.

Desenho colorido de cérebro sendo apagado por uma borracha - Metrópoles
A demência prejudica a memória

Segundo publicou o portal britânico Daily Mail, a MIND é uma “combinação das dietas mediterrânea e DASH”. A primeira ressalta a importância de ingerir frutas, vegetais, peixes, leguminosas e cereais integrais. A segunda bate na tecla da redução do consumo de sal. Quando os pesquisadores de Rush University avaliaram uma série de planos alimentares, notaram que a MIND teve efeitos maiores no quesito proteger o cérebro contra a demência.

O estudo da Rush University foi feito em parceria com a Harvard Chan School of Public Health. Os pesquisadores acompanharam um grupo de 1 mil idosos que estavam “livres” da doença há nove anos.

“Os cientistas desenvolveram uma pontuação da dieta MIND baseada em alimentos que protegem contra a demência e o declínio cognitivo. Aqueles com a pontuação MIND mais alta tiveram a taxa mais lenta de perda de cognição”, publicou o Daily Mail.

Aos interessados em seguir a dieta MIND, vale procurar um nutricionista ou médico. Esse plano alimentar orienta o consumo diário de três tipos de grãos integrais, como aveia, quinoa e arroz integral. O indivíduo precisará ingerir, no mínimo, seis porções de vegetais de folhas verdes; cinco de nozes; quatro de feijão; e duas de frutas vermelhas. Todos esses alimentos são ricos em antioxidantes, capazes de ajudar a proteger as células de danos associados à demência.

Foto colorida de mesa com várias tigelas com legumes, frutas e verduras - Metrópoles
Para seguir a dieta MIND, é necessário comer determinados alimentos ao longo do dia

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?