Veja qual a melhor dieta low carb para manter o peso, segundo Harvard
Publicado na revista acadêmica JAMA Network Open, o estudo sobre dietas low carb foi comandado por Binkai Liu, pesquisadora de Harvard
atualizado
Compartilhar notícia
Quem está na meta de emagrecer pode vir a se perguntar: “Qual a melhor dieta?”. De acordo com um estudo elaborado pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, a qualidade dos alimentos faz diferença na manutenção do peso, e não apenas a quantidade consumida de carboidratos, gorduras e proteínas.
Publicado na revista acadêmica JAMA Network Open, o estudo foi comandado por Binkai Liu. A autora da pesquisa atua no departamento de nutrição da Escola de Saúde Pública Harvard T.H. Chan, em Boston. Entre 30 a 40 anos, os 120 mil participantes tiveram os padrões alimentares acompanhados por décadas.
Os pesquisadores buscaram descobrir como cinco tipos diferentes de dietas com baixo teor de carboidratos impactaram no peso. “A principal conclusão do nosso estudo é que nem todas as dietas com baixo teor de carboidratos são criadas iguais quando se trata de controlar o peso a longo prazo — a qualidade dos alimentos é crucial”, disse Liu.
Durante a pesquisa, os estudiosos relataram que dietas pobres em carboidratos, mas ricas proteínas e gorduras de boa qualidade, além de uma pequena porção de carboidratos provenientes de vegetais saudáveis, tinham ligação a um ganho de peso mais lento.
“Por outro lado, dietas com baixo teor de carboidratos e ricas em proteínas e gorduras animais ou carboidratos refinados, como as provenientes de carne vermelha e processada, laticínios e bebidas adoçadas com açúcar, podem levar a um ganho de peso mais rápido”, complementou a autora do estudo.
Pesquisador de nutrição e professor do núcleo de medicina da Universidade de Stanford, Christopher Gardner descreveu o estudo como “brilhante”. De acordo com o especialista, a pesquisa evidencia que o termo low carb “envolve muita simplificação”. “Há muitas maneiras de comer que poderiam ser chamadas de baixo teor de carboidratos”, ponderou ele.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.