Veja quais reis e presidentes prestigiarão a coroação de Charles III
A lista de convidados da coroação do rei Charles inclui chefes de Estados, integrantes da realeza de outros países e líderes religiosos
atualizado
Compartilhar notícia
Mais modesto que a mãe, a falecida rainha Elizabeth II, o rei Charles III optou por ter “apenas” 2 mil convidados em sua coroação, a ser realizada neste sábado (6/5), na Abadia de Westminster, em Londres, capital da Inglaterra. Vale lembrar que a antecessora do novo monarca foi coroada na presença de exatos 8.251 invitados.
Em contagem regressiva para a histórica cerimônia, fica a dúvida sobre quem prestigiará Charles e a esposa do soberano, Camilla Parker. Ela será coroada rainha, sem o título de consorte. Conforme noticiou a imprensa, a lista de convidados da solenidade inclui chefes de Estados, integrantes da realeza de outros países, líderes políticos e representantes da sociedade civil.
A Coluna Claudia Meireles te conta quais convidados são esperados na coroação!
Dinastia Windsor
Com papéis de destaque na cerimônia, William e a esposa, Kate Middleton, estão confirmadíssimos, assim como os três filhos do casal, George, Charlotte e Louis. Irmãos de Charles, Anne e Edward, na companhia dos respectivos cônjuges, devem comparecer ao evento. Caçula de Charles, o príncipe Harry também estará presente. Ele viajará dos Estados Unidos ao Reino Unido somente para a ocasião. Meghan Markle, esposa dele, entretanto, já confirmou a ausência na festa.
Enteados de Charles e filhos de Camilla, Tom Parker e Laura Lopes prestigiarão o padrasto e a mãe. Cinco netos da rainha consorte terão funções especiais na cerimônia. O quinteto juvenil será pajem de honra da avó. Até o ex-marido de Camilla está com o nome na lista de convidados da coroação.
A incógnita paira sobre o comparecimento ou não do príncipe Andrew, com quem o rei firmou embates. Mais um dos irmãos de Charles, o duque de York deixou a vida pública após o envolvimento em um escândalo de abuso sexual.
“[Espera-se] que as princesas Eugenie e Beatrice e os respectivos cônjuges e filhos mais velhos; além de Peter Phillips e suas filhas, estejam entre a congregação. Haverá também um grande número de primos [do rei]”, publicou a revista britânica Tatler.
Realezas
Quebrando protocolos, a coroação do rei Charles proporcionará um encontro de membros de famílias reais de todo o mundo, do Japão a Mônaco. Abaixo, veja a lista de quais integrantes da realeza comparecerão ao solene evento:
1. Rei Carl XVI Gustaf da Suécia irá com a primogênita e herdeira do trono, a princesa Victoria;
2. Rei Felipe e rainha Letizia da Espanha;
3. Rei Abdullah II e rainha Rania da Jordânia;
4. Rei Philippe e rainha Mathilde da Bélgica;
5. Rei Willem-Alexander e rainha Máxima da Holanda;
6. Rei Tuheitia e Makau Ariki Atawhai dos povos Maori da Nova Zelândia
7. Grão-duque Henri e grã-duquesa Maria Teresa de Luxemburgo;
8. Príncipe Albert e princesa Charlene de Mônaco;
9. Príncipe herdeiro Frederik e princesa herdeira Mary da Dinamarca;
10. Príncipe herdeiro Fumihito e princesa herdeira Kiko do Japão.
Chefes de Estado
A lista de convidados da coroação do rei Charles é controlada pelo governo britânico. Não à toa, o primeiro-ministro Rishi Sunak e a esposa, Akshata Murthy, estarão na Abadia de Westminster. O político foi nomeado pelo monarca reinante em outubro, após a renúncia de Liz Truss, também confirmada.
Outros ex-primeiros-ministros do país comparecerão à solenidade, a exemplo de Tony Blair. Premiê da Escócia, Humza Yousaf estará presente na ocasião. Presidentes de países com laços bilaterais com o Reino Unido foram convidados para a cerimônia. É o caso do chefe do Poder Executivo brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
À frente da presidência dos Estados Unidos, Joe Biden lamentou não poder ir para a coroação devido a conflitos na agenda, entretanto, sua esposa, Jill Biden, o representará com uma comitiva. Chefe de Estado da França, Emmanuel Macron é outro nome confirmado até então. Além dele, outros presidentes devem prestigiar o soberano britânico.
1. Presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier;
2. Presidente da Polônia, Andrzej Duda;
3. Primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese;
4. Primeiro-ministro do Paquistão, Shehbaz Sharif;
5. Presidente das Filipinas, Ferdinand Marcos Jr.;
6. Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
Líderes religiosos e da sociedade civil
Conforme a Embaixadora do Reino Unido, Stephanie Al-Qaq, compartilhou com a coluna em entrevista, é um do desejo do rei Charles reunir líderes de diversas religiões na coroação. De acordo com a revista People, o Palácio de Buckingham anunciou que 850 representantes da comunidade e de instituições de caridade estarão presentes, número que inclui ganhadores da Medalha do Império Britânico.
Colaboradores do serviço de saúde do Reino Unido e membros das Forças Armadas receberam convites e prestigiarão o monarca, claro.
Famosos
Primeiro artista confirmado do lineup do concerto em comemoração à coroação de Charles, especula-se que Lionel Richie esteja na Abadia de Westminster. Há rumores de que o casal David e Victoria Beckham compareçam à cerimônia. Eles foram aos casamentos reais de William e Kate, em 2011; e de Harry e Meghan, em 2018.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.