metropoles.com

Veja quais alimentos comuns em supermercados causam câncer e diabetes

Alimentos ultraprocessados aumentam os riscos de síndrome metabólica, diabetes tipo 2 e até de alguns tipos de câncer

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Homem comendo hambúrguer - Metrópoles
1 de 1 Homem comendo hambúrguer - Metrópoles - Foto: null

Comuns em supermercados e no dia a dia de muitas pessoas, salgadinhos, biscoitos e guloseimas podem parecer uma boa pedida para um lanchinho na correria do dia a dia. Porém, esses alimentos são verdadeiros inimigos da saúde e bem-estar.

Uma dieta rica em alimentos ultraprocessados ​​tem sido associada a um risco aumentado de síndrome metabólica, diabetes tipo 2 e certos tipos de câncer.

Estudos provaram que o consumo desses itens aumenta os riscos de câncer colorretal, mama, próstata, pâncreas, leucemia linfocítica crônica e tumores do sistema nervoso central.

Foto mostra médica dando a mão para uma paciente
Brasil está abaixo do satisfatório no tratamento de 3 tipos de câncer, diz estudo

Por que esses alimentos são tão viciantes?

Fotografia mostra vários tipos de alimentos ricos em gordura, como batata frita, cachorro quente e donuts - Metrópoles
Alimentos ultraprocessados

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) define ultraprocessados como a concepção de ingredientes baseada em uma série de técnicas e processos industriais, como refino, aquecimento e hidrogenação.

Os ultraprocessados são ricos, geralmente, em açúcar, sal, óleos, gorduras e outras substâncias do tipo. Essas composições são quase como uma “fórmula da felicidade”, porque acionam os receptores de recompensa do cérebro.

Com os receptores acionados, a sensação é de prazer e, por isso, os ultraprocessados são tão viciantes. O primeiro passo para identificá-los é conferindo e os ingredientes listados na tabela nutricional contém itens que não são normalmente usados ​​na cozinha, como maltodextrina e adoçantes artificiais.

Quantidade recomendada

Foto colorida de tábua com salames, presuntos, salsichas, linguiças e azeitonas - Metrópoles
Carnes processadas fazem mal ao coração

O ideal é que o consumo de alimentos ultraprocessados não seja frequente, mas, sim, eventual. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é recomendado um limite de até 500g de embutidos semanais como presunto, peito de peru, linguiça, salsicha, bacon e outros.

Além disso, outros alimentos — na lista, entram macarrão instantâneo, salgadinhos, refrigerantes, congelados como lasanhas e pizzas — devem ser consumidos em quantidades controladas e o mínimo possível.

“Diversos desses alimentos já ultrapassam o limite de açúcar diário e também contam com alto teor de sódio e gordura, elevando o potencial do risco de doenças”, afirma a nutricionista e colunista do Metrópoles, Thaiz Brito.

Alimentos mais saudáveis

Alimentos orgânicos para delivery
Alimentos orgânicos não causam  inchaço

Para os fãs de uma alimentação regada de industrializados, o ideal é uma reeducação alimentar. “Condicionar o paladar aos alimentos in natura, como os minimamente processados, é a melhor opção”, sugere Thaiz.

A profissional recomenda focar em matérias-primas ricas em nutrientes, com o mínimo de aditivos químicos possíveis. Nesse rol, pão integral, arroz, feijão, cereais integrais (como aveia, chia e linhaça) são protagonistas.

“Iogurtes naturais e laticínios em geral, pipoca, vegetais em geral, frutas, alimentos fontes de proteína animal como frango, peixe, ovos e castanhas, devem estar em maior quantidade para uma vida mais saudável”, completa a nutricionista.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?