metropoles.com

Veja por que hoje, particularmente, é um dia emocionante para a rainha

A data marca um importante momento para a realeza britânica, especialmente para Elizabeth II. Descubra!

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Rainha Elizabeth
1 de 1 Rainha Elizabeth - Foto: Getty Images

Esta quarta-feira (29/3) não é um dia comum para a família real britânica. A data marca o 20º aniversário da morte da rainha-mãe, Elizabeth Bowes-Lyon, que faleceu pacificamente aos 101 anos em 2002. À época, grandes grupos de admiradores da realeza assistiram ao cortejo fúnebre em 9 de abril de 2002, quando o caixão da mãe da rainha Elizabeth II foi transportado do Palácio de St James para o Westminster Hall.

A rainha-mãe morreu no Royal Lodge, sua residência em Windsor. De acordo com a Hello! Magazine, sua saúde estava se deteriorando e ela havia sofrido um resfriado durante os meses que antecederam sua morte. O falecimento de Elizabeth Bowes-Lyon ocorreu apenas sete semanas após a morte de sua filha mais nova, a princesa Margaret.

Rainha-mãe (de rosa) com Elizabeth II, Charles, Harry, William e Philip
Rainha-mãe (de rosa) com Elizabeth II, Charles, Harry, William e Philip

Nascida em 4 de agosto de 1900, a matriarca se tornou rainha consorte após a abdicação de seu cunhado, o rei Eduardo VIII. Com a morte inesperada do pai da rainha, o rei George VI, em 1952, a jovem monarca teria fortalecido seu vínculo com a mãe.

Membro popular da família real, a rainha-mãe era conhecida por seu espírito alegre, que lhe rendeu o apelido de “duquesa sorridente”. Ela permaneceu comprometida com sua vida pública e ativa em seus deveres até alguns meses antes da morte. Elizabeth Bowes-Lyon sobreviveu ao falecido marido por 50 anos.

Busto de bronze da rainha-mãe Elizabeth Bowes-Lyon
Busto de bronze da rainha-mãe Elizabeth Bowes-Lyon

Em 30 de março de 2002, o Palácio de Buckingham divulgou um comunicado que dizia: “A rainha, com a maior tristeza, pediu que o seguinte anúncio fosse feito imediatamente: sua amada mãe, a rainha Elizabeth, morreu pacificamente durante o sono esta tarde no Royal Lodge , Windsor. Membros da família real foram informados.”

Funeral da rainha-mãe, em 2002
Funeral da rainha-mãe, em 2002

Esta quarta-feira (30/3), que se celebra o 20º aniversário da morte da mãe de Elizabeth II, concretiza uma semana repleta de emoções para os membros da realeza — especialmente para a rainha—, devido ao memorial do duque de Edimburgo, Philip, na Abadia de Westminster, realizado na última terça-feira (29/3), no mesmo local do funeral da rainha-mãe, Elizabeth Bowes-Lyon.

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?