Veja os segredos para transformar Ana de Armas em Marilyn Monroe
A atriz cubana Ana de Armas interpretará Marilyn Monroe no filme Blonde. Veja quais foram os desafios para a transformação
atualizado
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A atriz cubana Ana de Armas foi escalada para viver uma das figuras mais icônicas de Hollywood: Marilyn Monroe. O papel será interpretado no filme Blonde, do diretor Andrew Dominik, que será lançado neste mês de setembro na Netflix.
Após a divulgação do trailer, no entanto, a famosa passou a ser alvo de várias críticas devido ao sotaque e até mesmo pelo fato de a escalação ser de uma latina. Ela, no entanto, ganhou solidariedade e apoio de colegas e personalidades importantes do meio artístico, como Brad Pitt. “Ela é fenomenal”, declarou o ator e um dos produtores de Blonde.
Recentemente, Ana de Armas revelou em uma entrevista que, além de levar de duas a três horas para fazer o clássico cabelo e maquiagem de Marilyn Monroe, passava outras três horas com um fonoaudiólogo para aperfeiçoar seu sotaque. “Trata-se de observar suas expressões faciais, sua boca, o arredondamento de seus lábios, como ela mostrava os dentes inferiores e por que os ‘o’s eram feitos daquele jeito”, afirmou ao LA Times.
“A voz de alguém é mais do que apenas um sotaque específico. Diz muito mais sobre a pessoa”, acrescentou ela.
Depois que as fotos do set e o trailer oficial foram ao ar, no final de julho, o público se convenceu de que escalar a atriz cubana não foi um erro. As críticas, então, se transformaram em elogios.
Assista ao trailer:
Segredo por trás do cabelo
Em entrevista ao portal Allure, a chefe do departamento de cabelo do longa, Jaime Leigh McIntosh, entregou que a atriz nunca iria pintar suas madeixas castanhas de loiro — não apenas porque ela trabalha com outros projetos em andamento, mas porque a textura é drasticamente diferente da de Marilyn Monroe. “O cabelo de De Armas é naturalmente muito denso com ondas soltas enquanto o de Monroe era naturalmente mais grosso com cachos mais apertados”, explicou a profissional.
Rob Pickens, fabricante de perucas de Los Angeles responsável pelas madeixas da intérprete no filme, selecionou as peças que mais combinavam com a textura natural da estrela de cinema do século 20. “A origem do cabelo é muito importante para mim na hora de criar qualquer peruca”, disse ele.
“Porque todos nós, naturalmente, como seres humanos, percebemos as linhas do cabelo e como ele parece natural. No momento em que ele não salta de cima ou não há a textura certa ao redor da linha do cabelo, o público começa a dizer: ‘Algo está um pouco off’”, falou Pickens.
Feitas sob medida, as perucas foram amarradas à mão pelo fabricante e equipe, que passaram mais de 150 horas se dedicando para criar um efeito real.
Para alcançar a cor do cabelo, cada peruca precisou de três tons de loiro, incluindo uma raiz de sombra para enganar os olhos e pensar que é cabelo real vindo do couro cabeludo. As peças apresentavam também fios bebês ao redor da linha do cabelo.
A produção ainda realizou um processo chamado “permanente de vapor”, que enrola as mechas em cavilhas e, depois, usa água e calor para criar os cachos. A técnica proporciona padrões de cachos personalizados que dariam a Jaime Leigh McIntosh mais controle sobre como as madeixas ficavam na cabeça de Ana de Armas.
De acordo com Jaime, o diretor do filme, Andrew Dominik, fez um teste de câmera e percebeu que com uma peruca loira em cima do cabelo escuro de Ana ainda dava para ver seus fios naturais através do item postiço. Então, eles decidiram que precisavam dar a aparência de um couro cabeludo, mas descartaram a ideia de uma careca sólida.
No lugar disso, a especialista em madeixas fazia um tratamento capilar na atriz com produtos específicos e, depois, enrolava os fios, cobrindo-os com uma touca de meia na cor marrom.
Em seguida, a chefe do departamento de maquiagem Tina Roesler Kerwin utilizaria três peças protéticas (itens de maquiagem usados frequentemente no cinema para fazer a peça se encaixar perfeitamente no corpo do ator) com o intuito de esconder a linha do cabelo natural de De Armas, e as retocaria para combinar com o tom de pele.
Eles não usaram bald cap (careca falsa) na intérprete para que sua cabeça respirasse durante os longos dias de gravações. “A parte da frente [da prótese] era colada na testa e a parte de trás colava na touca da peruca”, comentou diz Kerwin. “Isso nos permitiu ter a capacidade de trocar as perucas com muita frequência. Um bald cap normal não teria aguentado descolar e colar novamente, o que fizemos bastante”, completou.
Olhar marcante
Ana de Armas é dona de olhos castanhos, então precisou usar lentes de contato azuis para “incorporar” Marilyn Monroe. Para Tina Roesler Kerwin, ambas possuem olhos grandes e profundos, com amplo espaço na pálpebra, o que as torna semelhantes.
Um truque foi apostar em cílios postiços estrategicamente posicionados, que ajudaram a alterar a forma do olhar da intérprete para ficar ainda mais perto da estrela de Hollywood. “Eu usei muitos cílios para pesar os cantos dos olhos [de Armas], porque seus olhos são um pouco maiores”, contou a expert.
Make impecável
Tina Roesler Kerwin entregou que a pele de Ana de Armas é muito sensível. Por isso, ela testou várias bases e encontrou a que melhor imitaria o brilho da pele de Monroe. “Ela costumava colocar vaselina em sua pele”, comentou. A maquiadora disse que a base Charlotte Tilbury Hollywood Flawless Filter funcionou perfeitamente nesse caso.
Kerwin ainda levou a atriz cubana a um especialista para transformar as sobrancelhas dela e recriar um formato dos anos 50/60. “Nós não apenas minimizamos as sobrancelhas [raspando-as], mas tivemos que clareá-las”, falou ela.
A profissional manteve esse visual em Ana de Armas durante as filmagens, clareando as sobrancelhas a cada dois dias e aparando-as para manter a forma. “E ela chorou na primeira vez que viu. Ela tem esse cabelo muito escuro e essas sobrancelhas muito pálidas”, revelou. “Uma vez que ela superou o choque, depois que as lágrimas foram embora – uma vez que ela viu a peruca loira e a maquiagem, tudo fez sentido”, completou.
A expert explicou que não se tratava de copiar e colar o visual de Monroe no De Armas, mas sim de fazer mudanças específicas e detalhadas para ajudar a dar vida à fantasia. “Queremos deixar os fãs de Marilyn felizes”, ressaltou. “Acho que eles vão enlouquecer quando virem quantas fotos [de Marilyn] combinamos neste filme. Porque o início ou o fim de uma cena geralmente evolui para uma fotografia famosa. Eu realmente espero que eles adorem”, finalizou.
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