Veja os 11 exercícios ideais para queimar gordura se você tem 40+
Ao completar 40 anos, a capacidade do corpo de gerar músculos e eliminar gordura diminui. Contudo, isso não deve servir de desculpa
atualizado
Compartilhar notícia
Ao completar 40 anos, a capacidade do corpo de gerar músculos diminui. E mais: eliminar a gordura armazenada também acaba se tornando uma tarefa muito mais difícil do que para alguém mais jovem. No entanto, isso não deve servir de desculpas para ficar parado, uma vez que o organismo responde bem às práticas saudáveis.
A combinação de uma rotina alimentar equilibrada e treinos cardiovasculares e de força é o segredo para queimar gordura e perder peso, principalmente, se você tiver mais de 40 anos. Mas vale ressaltar que existe uma lista de exercícios muito potentes para se chegar a esse resultado.
Confira, a seguir, 11 exercícios para quem tem 40+ e deseja eliminar as gordurinhas indesejadas, conforme o especialista em nutrição Joel Torres afirmou ao portal espanhol Hola!:
1 – Pular corda
Essa atividade é simples (exige apenas disposição e uma corda), mas nem todo mundo consegue manter o ritmo por muito tempo. Pular corda é um dos exercícios mais completos que queima mais calorias. A recomendação é praticá-lo entre 5 e 10 minutos.
Caso incorpore essa modalidade a outros treinos cardiovasculares, 1 minuto já é o suficiente!
2 – Escalador
Essa outra opção aeróbica utiliza apenas o peso corporal como resistência, mas é muito completa, pois trabalha tanto a parte cardiovascular quanto o fortalecimento dos braços e o core.
Para realizar o escalador, fique em uma posição de prancha e levante os joelhos de forma alternada e rápida, como se fosse tocar o peito. Faça isso entre 15 e 20 vezes.
3 – Polichinelo
O bom e velho polichinelo nunca falha! A atividade é muito eficaz para aumentar a frequência cardíaca e, consequentemente, perder peso. Faça entre 15 e 20 repetições.
4 – Remo
Muito comum nas academias, o remo seco simula a prática do remo tradicional, mas com a grande vantagem de ser realizado fora d’água. Com ele, você trabalha muito bem a musculatura das costas, além das pernas e glúteos.
Para isso ser possível em casa, faça com elásticos de ginástica envolvendo os pés e puxando-os em direção ao peito.
5 – Agachamentos
Aparentemente simples — mas cheios de potencial —, os agachamentos não só ajudam a queimar gordura e a aumentar o consumo de calorias, como também fortalecem as pernas e os músculos de todo o restante do corpo, o que inclui nádegas e abdômen.
6 – Flexão de braços na barra fixa
Essa é uma das execuções mais exigentes e, para fazê-la corretamente, é preciso um tempo de prática. Afinal, levantar o peso do próprio corpo com os braços não é uma tarefa qualquer!
Vale a pena aderir ao exercício, pois ele trabalha a parte superior, especialmente as costas e abdômen.
7 – Prancha
Voltada à queima de gordura acumulada na região do abdômen, a prancha nada mais é que uma posição semelhante a uma flexão, mas com os cotovelos e braços mantidos no chão.
As pontas dos dedos dos pés também devem estar apoiadas no chão. A ideia é a de que as costas permaneçam retas como uma prancha. O exercício consiste em manter essa postura por um determinado tempo.
8 – Desenvolvimento militar/Press militar
Esta opção atua, principalmente, nos ombros. Consiste em levantar os braços acima da cabeça e retornar à posição inicial em ângulo reto.
A atividade pode ser feita tanto com uma barra pesada quanto com halteres. A única sugestão é que se comece com um peso menor.
9 – Ponte de glúteos
Além de ser fácil de se fazer, a ponte de glúteos ainda ajuda a tonificar o bumbum. Basta deitar de costas no tapete e levantar os quadris, com atenção, formando uma linha reta com o corpo.
Para completar a listinha de benefícios, a ponte de glúteos ainda fortalece os abdominais e reforça a região lombar.
10 – Passadas com halteres
As passadas com halteres são excelentes para tonificar as pernas (ao fortalecer a coxa e os glúteos) e queimar o excesso de gordura. Outra vantagem de executá-las é a melhora do equilíbrio.
Para realizá-las, flexione o joelho da perna que está atrás, projetando-o em direção ao chão, mas sem encostar. Já a perna da frente deve estar com o calcanhar apoiado no chão.
Faça, então, a troca das pernas e repita o movimento.
11 – Flexões no chão
Também não muito fáceis, as flexões no chão são um movimento de corpo inteiro. O exercício é ideal para tonificar os braços, bíceps, músculos do peito, ombros e costas.
E mais: ele atua no abdômen, pernas e glúteos. Vale a pena experimentar e incorporar à rotina.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.