Veja o que incluir no café da manhã para reduzir a gordura no fígado
A nutricionista Nathali Loyola aconselha adicionar um alimento no café da manhã como forma de amenizar o quadro de gordura no fígado
atualizado
Compartilhar notícia
Quando o assunto é gordura no fígado, o Brasil está em alerta, já que 30% da população sofre com a condição, conforme dados do Instituto Brasileiro do Fígado (Ibrafig). Amenizar o quadro requer manter uma dieta equilibrada e praticar exercícios físicos diariamente.
Segundo a nutricionista Nathali Loyola, a gordura no fígado ocorre em razão do excesso de carboidratos e calorias consumidas, o que desencadeia “uma possível resistência à insulina”. A especialista destaca que alguns alimentos devem ser incluídos nas refeições, sendo um deles no café da manhã a fim de melhorar o quadro.
“É muito importante manter uma dieta equilibrada com comida de verdade, tendo como base legumes, verduras e frutas”, salienta a nutricionista de São Paulo. De acordo com Nathali, alimentos ricos em fibras ajudam “a diminuir a sobrecarga de trabalho no fígado”.
A expert em nutrição sugere consumir aveia, chia, linhaça e outros cereais ao menos uma vez ao dia. De preferência, no café da manhã. Nathali Loyola explica que as opções fontes de fibras favorecem “a modulação do metabolismo da glicose”.
“Isso faz com que promova uma digestão lenta e ajude a diminuir a sobrecarga de trabalho no fígado”, ressalta a nutricionista.
A especialista esclarece quanto à fibra dispor de “um papel importante em reduzir a lipogênese”, isto é, o processo de transformação dos alimentos em gordura no corpo. Outra vantagem do macronutriente envolve a melhoria do nível de triglicérides, ou seja, as principais gorduras do organismo.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.