Veja o motivo desta comida ser considerada a pior para a saúde
Essa sobremesa deliciosa é considerada por muitos nutricionistas a “pior comida que existe”; descubra qual é
atualizado
Compartilhar notícia
Por estar presente em muitos momentos agradáveis, o sorvete é a sobremesa preferida ou a “comida conforto” para muitas pessoas. Apesar do sabor irresistível e de ser uma opção refrescante e momentos de calor, o quitute é considerado por muitos nutricionistas a “pior comida que existe”, principalmente pelos níveis exorbitantes de açúcar adicionado.
O que torna o sorvete um alimento tão prejudicial é o alto teor de açúcar e gordura. “Ele é considerado pouco saudável por ser a junção de um alimento que tem muita gordura e muito açúcar. Juntos, eles contribuem para o aumento de peso e problemas cardíacos, se consumidos em excesso”, explica a nutricionista Lanuzza Meireles.
Além disso, esse alimento, quando não é natural e é feito de forma ultraprocessada, conta com quantidades enormes de gordura saturada e os açúcares adicionados. De acordo com estudo, o problema de consumir essas comidas está relacionado ao aumento de diabetes e doenças cardiovasculares, especialmente o aumento do colesterol ruim no organismo.
Outro problema relacionado a essa delícia gelada é a quantidade consumida. Por ser uma comida gostosa, é muito raro se contentarem apenas com uma colherada. As pessoas exageram e comem mais do que deveriam.
“Eu não posso afirmar que deveríamos excluir 100% o sorvete das nossas vidas, mas a gente pode reduzir muito o consumo desses alimentos. Faz parte da lista dos alimentos que podem fazer parte esporadicamente da nossa alimentação”, ressalta a nutricionista.
Além disso, como o sorvete é rico em açúcar e gordura, ele impulsiona a produção de endorfina e aumenta a sensação de alegria quase que imediatamente. Por ser uma comida reconfortante, há quem “se esbalde”.
Apesar desse conforto temporário, a nutricionista Kiran Campbell afirmou, ao site Parade, que os alimentos ultraprocessados também impactam negativamente a saúde mental – elevando os riscos de desenvolver ansiedade e depressão – e cognitiva.
“Pesquisas sobre dietas ricas em sacarose, principal adoçante dos sorvetes, mostram que o consumo de grandes quantidades de sacarose prejudica a capacidade de adaptação a situações de mudança e também pode prejudicar a memória de curto e longo prazo”, salientou.
De acordo com o University Health News, além do açúcar aumentar o risco de diabetes e de doenças cardiovasculares, também pode agravar a osteoporose por subir os níveis de glicose, retirar cálcio dos ossos e debilitar a absorção de vitaminas e minerais.
Substâncias prejudiciais encontradas no sorvete
O sorvete é ainda pior por conter trealose, açúcar artificial utilizado para adoçar e dar textura aos alimentos.
Segundo o University Health News, essa substância está associada ao desenvolvimento de infecções graves e outros problemas de saúde, inclusive a síndrome do intestino permeável, por Clostridium difficile (C diff), uma bactéria comum encontrada no intestino.
Além disso, de acordo com o site HuffPost, outra bactéria perigosa – principalmente para pessoas que estão com a imunidade debilitada – tem sido comumente encontrada em sorvetes. A bactéria, conhecida como listeria, pode provocar infecção intrauterina, corioamnionite, parto prematuro, óbito fetal, infecção do recém-nascido e, em casos severos, pode ser fatal.
Apesar de todas as contraindicações, a nutricionista Lanuzza Meireles ressalta que uma alimentação saudável é feita de hábitos, e não de exceções. Para as pessoas que querem saborear a guloseima sem muitos prejuízos à saúde, existem opções de sorvetes naturais e até caseiros, que, muitas vezes, possuem menos açúcar, gordura e também não são ultraprocessados.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram