Veja o casamento da princesa que abdicou do título e herança por amor
Sobrinha do imperador Naruhito, princesa Mako renunciou ao status para se casar com Kei Komuro, plebeu de origem humilde
atualizado
Compartilhar notícia
Depois de quatro anos de espera, a princesa Mako e Kei Komuro conseguiram selar a união matrimonial. Sem dispor de pompa e dos tradicionais ritos japoneses, o casamento ocorreu nessa terça-feira (26/10). Ao término da cerimônia, os pombinhos concederam uma entrevista aos veículos de comunicação nacionais e se desculparam pelas turbulências causadas aos súditos. Houve até protestos contra o enlace.
Sobrinha do atual imperador Naruhito, Mako precisou abdicar do título de princesa e herança para poder tornar-se mulher de Kei. De acordo com a lei japonesa, membros do sexo feminino da família imperal precisam renunciar à realeza ao se casarem com um plebeu, caso de Kei. A norma não vale para os homens. No país, apenas herdeiros masculinos são candidatos ao comando do trono.
Mako é a primogênita do príncipe herdeiro Fumihito de Akishino e da princesa Kiko. Nenhum familiar da noiva participou da cerimônia. Inclusive, quem atuou como testemunha foi um funcionário que trabalhava para a família imperial. Com o matrimônio, ela passou a se chamar Mako Komuro, assumindo a responsabilidade de ser a primeira mulher da monarquia a renunciar ao título em nome do amor.
Desculpas
Após um escritório do governo local anunciar que Mako e Kei haviam se tornado oficialmente marido e mulher, eles resolveram fazer uma declaração em conjunto. Na ocasião, os noivos responderam algumas perguntas da imprensa. “Eu amo Mako e quero passar minha única vida com a pessoa que amo”, disse o advogado. Já ela descreveu o parceiro como “inestimável”.
“Era uma escolha necessária para viver enquanto protegíamos cuidadosamente nossos próprios corações”, salientou Mako.
Histórico
Com o destino de se casar com algum príncipe ou personalidade com títulos reais, Mako conheceu o marido na Universidade Cristã Internacional, no Japão, em 2012. Eles noivaram em 2017. O romance de longa data quase chegou ao altar, mas teve de ser adiado em razão de alguns japoneses conservadores acreditarem que o advogado não fosse um parceiro digno para a integrante da família imperial.
Como os membros da realeza não possuem passaporte, Mako está no aguardo para receber o documento e desembarcar nos Estados Unidos. O casal irá se instalar em solo norte-americano no próximo mês, pois Kei Komuro aceitou a proposta de trabalho de um renomado escritório de advocacia em Nova York.
Confira os cliques:
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.