metropoles.com

Veja imagens internas da Catedral de Notre-Dame após reforma

Após cinco anos fechada por causa de um incêndio, a Catedral de Notre-Dame, em Paris, teve a reforma concluída

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Notre-Dame Cathedral is ready to reopen in December
1 de 1 Notre-Dame Cathedral is ready to reopen in December - Foto: Getty Images

A espera acabou. Após cinco anos fechada por causa de um incêndio que destruiu parte de suas instalações, a Catedral de Notre-Dame, em Paris, finalmente foi reformada, com previsão de reinauguração para o início de dezembro.

O governo francês revelou as primeiras imagens do interior da igreja parisiense de 850 anos na última sexta-feira (29/11). Presidente da França, Emmanuel Macron fez uma visita ao local com direito a transmissão ao vivo mostrando os detalhes do monumento restaurado.

“Muito mais acolhedor”, descreveu o chefe de Estado, acrescentando que os artesãos que trabalharam na obra fizeram o “impossível” ao “curar uma ferida nacional” deixada pelo fogo em abril de 2019.

Detalhes da nova catedral

Conforme o Metrópoles antecipou, apesar da tentativa de manter a aparência original da catedral, a Notre-Dame reformada terá novidades, a exemplo do espaço luminoso criado por uma equipe internacional de designers e arquitetos com a premissa de causar um impacto visual diferente aos visitantes.

Já os vitrais, antes escuros com o passar do tempo, foram lavados, o que permitirá uma maior entrada de luz no interior da construção.

A igreja parisiense ainda ganhou novas pedras de tom creme e uma nova mobília.

Notre-Dame Cathedral Prepares To Reopen
A Catedral de Notre-Dame, em Paris, finalmente foi reformada

Outra novidade se trata do campanário gótico do século 19, desmoronado no incêndio de 2019. Ele foi recriado como uma cópia exata do original.

A inauguração oficial está marcada para 7 de dezembro, um sábado, com a presença de Macron, do arcebispo de Paris, Laurent Ulrich, e outras autoridades. A primeira missa aberta será no dia seguinte, às 18h30 (14h30 em Brasília). Outras celebrações vão ocorrer na semana seguinte.

“Na noite de 15 de abril, centenas de milhares se comprometeram com o que, então, parecia uma aposta impossível: restaurar a catedral e devolver-lhe seu esplendor dentro do prazo sem precedentes de cinco anos”, lembrou o arcebispo Laurent Ulrich. “Estamos muito ansiosos para receber o mundo inteiro sob o teto de nossa catedral.”

Invisível para os visitantes, um novo mecanismo de proteção protege contra futuros incêndios: um sistema discreto de tubos, prontos para liberar água em caso de um novo desastre. Até hoje a causa do incêndio – se foi um curto-circuito ou o cigarro de um trabalhador da construção civil – não foi identificada.

A Notre-Dame, que recebeu 12 milhões de visitantes em 2017, espera receber de 14 a 15 milhões após a reabertura, de acordo com as autoridades. Ministros franceses chegaram a sugerir a cobrança de ingressos, mas a diocese de Paris rechaçou a ideia.

Assista às imagens do interior da igreja reformada:

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?