Veja fruta brasileira que impulsiona a saúde e a perda de peso
De acordo com a nutricionista Rayanne Marques, essa fruta aumenta a imunidade e também auxilia na perda de peso
atualizado
Compartilhar notícia
O cupuaçu, fruta tipicamente brasileira predominante na Amazônia, é conhecido pelo sabor naturalmente adocicado combinado com uma acidez característica. Além de ser rica em nutrientes que impulsionam a saúde, a iguaria também é versátil e pode ser usada em diversas receitas.
De acordo com a nutricionista Rayanne Marques, o cupuaçu é maravilhoso do ponto de vista da nutrição funcional, por ser rico em antioxidantes. “A fruta contém polifenóis, especialmente os teograndinas, que auxiliam no combate aos radicais livres e reduzem o estresse oxidativo no organismo”, afirma.
O alimento também pode ser considerado um aliado do sistema imunológico por ser rico em vitamina C, que protege o organismo e age na ativação das células imunológicas quando o corpo precisa se defender de invasores.
O intestino também se favorece com o consumo do cupuaçu. “Ele é rico em fibras, que são essenciais para o bom funcionamento do sistema digestivo, pois auxiliam no trânsito intestinal e na prevenção da constipação”, diz Rayanne Marques. “Além disso, o cupuaçu contém compostos antioxidantes e ácidos graxos, que podem ter efeito anti-inflamatório, contribuindo para a saúde intestinal”, acrescenta.
Como o cupuaçu costuma estar presente em chocolates brancos, balas, sobremesas e também ser consumido com acompanhamentos calóricos, existe a impressão que o alimento pode engordar, mas a nutricionista afirma que essa ideia está equivocada.
“O cupuaçu auxilia a perda de peso quando consumido com uma dieta equilibrada, por ser uma ótima fonte de ácidos graxos, especialmente o ácido oleico (ômega 9) e o ácido linoleico (ômega 6), que contribuem para a saúde cardiovascular”, ressalta Rayanne Marques.
A profissional da saúde ainda afirma que a gordura boa, presente na fruta, traz mais saciedade e, assim, auxilia na perda de peso a longo prazo.
Apesar disso, é crucial fazer um acompanhamento antes de incluir alimentos na dieta para saber se não existem contraindicações.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram