Veja fotos do casamento do príncipe de Brunei, filho de sultão
O casamento do príncipe de Brunei terá duração de 10 dias. Abdul Mateen é filho do poderoso sultão Haji Hassanal Bolkiah
atualizado
Compartilhar notícia
O ano de 2024 irá entrar para história da família real de Brunei, um pequeno país asiático. Desde o último domingo (7/1) até esta terça-feira (16/1), a nação está em festa por conta do majestoso casamento do príncipe Abdul Mateen com Anisha Isa Kalebic. O integrante da realeza está na lista e é filho de um dos homens mais ricos da Ásia.
O príncipe deixou os súditos com a expectativa elevada ao postar uma foto ao lado de Anisha no último dia de 2023. “Desejo a você tudo de melhor para 2024”, escreveu Abdul na postagem feita no Instagram. Conforme ressaltou imprensa europeia, o filho do sultão Haji Hassanal Bolkiah é discretíssimo em relação à vida amorosa.
O casamento de Abdul e Anisha segue todas as tradições matrimoniais, sem deixar de lado a atmosfera glamourosa. Como terá duração de 10 dias, o enlace conta com diversas etapas. A primeira delas foi a proposta real, ocorrida no domingo (7/1). Nessa ocasião — intitulada cerimônia da pólvora —, as famílias abençoaram os noivos com uma pasta colorida e óleos perfumados.
De acordo com o portal de notícias The Scoop, de Brunei, os pais do príncipe, o sultão Haji Hassanal Bolkiah e Hajah Mariam Abdul Aziz, participaram da etapa do casamento. Eles cingiram a palma das mãos do filho, rito considerado simbólico. Na terça-feira (9/1), Anisha surgiu em fotografias a bordo de um vestido branco.
Tanto Anisha quanto Abdul receberam novas bênçãos dos parentes mais queridos na cerimônia, chamada como “pó de banho”. Na formalidade, os noivos foram “lavados” pelos pais, irmãos e anciãos das respectivas famílias. Nesta quinta-feira (11/1), o casal oficializa a união com a troca de votos na imponente mesquita Omar Ali Saifuddien.
Por ser o casamento do filho do sultão e primeiro-ministro de Brunei, espera-se que entre os convidados estejam autoridades e membros da realeza de todo o mundo, inclusive, da família real britânica. Conforme o portal francês Point De Vue, o Palácio de Buckingham não anunciou quais integrantes o representarão no enlace.
A imprensa europeia especula que o príncipe William e Kate Middleton possam comparecer ao casório de Abdul e Anisha. Vale lembrar que o casal prestigiou o matrimônio do herdeiro da Coroa da Jordânia, Hussein bin Al Abdullah, com Rajwa Al Hussein, em junho do ano passado.
Após o príncipe e Anisha dizerem “sim” ao amor, haverá a festa de casamento. Na ocasião, prevista para este domingo (14/1), o casal deverá protagonizar um desfile com grande pompa por Bandar Seri Begawan, capital de Brunei. A comemoração do dia não se encerra por aí. Na data, haverá ainda uma suntuosa recepção com um banquete.
Segundo o site português Observador, a realeza de Brunei busca realizar os casamentos reais sempre em janeiro. “Parece ser uma tradição”, escreveu o portal. No ano passado, houve o matrimônio da princesa Azemah, meia-irmã de Abdul. E no mesmo mês em 2022, quem se casou foi a princesa Fadzilah, irmã do príncipe.
O noivado dos recém-casados veio à tona por meio de um comunicado em outubro de 2023: “Segundo ordem de sua majestade o sultão Haji Hassanal Bolkiah Mu’izzaddin Waddaulah do Brunei Darussalam, o palácio anunciou o futuro casamento de sua alteza real o príncipe Abdul Mateen e Anisha Isa Kalebic, que será de 7 a 16 de janeiro de 2024.”
Casal
Descrito como “príncipe influencer”, Abdul, de 32 anos, ocupa a sexta posição na linha sucessória do trono de Brunei. No Instagram, ele coleciona mais de 2,5 milhões de seguidores e já esteve na lista dos solteiros mais cobiçados do mundo da GQ asiática. O início do romance do membro da realeza com Anisha é desconhecido.
Nome à frente de uma marca de moda e empresária de uma agência de turismo, Anisha Isa Kalebic tem 29 anos e é neta do conselheiro especial do sultão, Pehin Dato Isa. Enquanto o príncipe estudou política internacional no Kings College London, a sua esposa se graduou na Universidade de Bath, também na Inglaterra.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.