metropoles.com

Veja erva popular que emagrece e reduz riscos de doenças de coração

Essa erva medicinal tem propriedades que promovem a perda de peso, previnem contra doenças e melhoram a concentração

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Potes com ervas e chaleira
1 de 1 Potes com ervas e chaleira - Foto: Getty Images

Popularmente consumida em forma de chá e chimarrão, a erva-mate tem cafeína e antioxidantes que promovem o desempenho físico e mental. Além disso, ajuda na prevenção contra diversas doenças, como diabetes e problemas no coração.

Benefícios da erva-mate

Cuia com chimarrão
Chimarrão, bebida popular feita com erva-mate

Melhorar o desempenho nos exercícios

A cafeína presente na planta medicinal ajuda a melhorar o desempenho nos exercícios físicos por aumentar a energia e a atenção. De acordo com um estudo de 2014, o consumo de 1.000 miligramas de erva-mate em cápsulas uma hora antes do exercício proporcionou um aumento de 24% na queima de gordura durante exercícios de intensidade moderada.

Uma outra pesquisa, de 2022, analisou durante sete dias os efeitos de 5 gramas de folhas de erva-mate em 250ml de água após a ingestão de carboidrato antes de atletas praticarem ciclismo. Os resultados mostraram um aumento na queima de gordura e de desempenho durante exercícios de baixa e alta intensidade em comparação com a ingestão apenas de carboidratos ou de erva-mate.

Controlar o açúcar no sangue

Apesar de serem necessários mais estudos, a erva-mate pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue, principalmente para pessoas com diabetes ou pré-diabéticas. Um artigo já comprovou que não apenas erva-mate, mas sálvia, açafrão, noz e outros produtos naturais têm potenciais antidiabéticos.

Estimular a mente

Bebidas com cafeína, como a erva-mate, proporcionam o aumento de energia e foco e são muito consumidas por pessoas que precisam ser produtivas e ter um bom desempenho mental. “O impacto estimulante da erva-mate pode melhorar o estado de alerta e a clareza mental”, disse a nutricionista e pesquisadora Erin Palinski-Wade ao site Eat This, Not That!.

Além disso, a planta também conta com dois antioxidantes que, quando combinados com a cafeína, aumentam o foco, melhoram a cognição e diminuem a fadiga mental. Esses compostos orgânicos são a teobromina e a teofilina,  também encontrados no café e no chocolate.

Segundo essa pesquisa, uma dose única de cafeína entre 40–300 miligramas é capaz de melhorar o estado de alerta, aumentar a atenção e melhorar o desempenho cognitivo.

Reduzir os riscos de doenças

Rica em nutrientes e antioxidantes, a erva-mate ajuda a neutralizar os radicais livres – que podem aumentar os riscos de diversas doenças crônicas, como diabetes, câncer e doenças cardiovasculares – e a reduzir a inflamação por ter compostos orgânicos conhecidos como saponinas.

Proteger o coração

Alguns estudos mostram que o consumo da erva-mate pode ser eficaz para reduzir o risco de problemas cardíacos. Em 2020, pesquisadores investigaram como a ingestão de uma bebida de erva-mate três vezes ao dia durante oito semanas poderia afetar a saúde do coração.

O resultado da pesquisa mostrou que o consumo regular da planta ajudou a reduzir os níveis de colesterol ruim e da pressão arterial. Em participantes com níveis de colesterol mais elevados, os efeitos foram melhores.

São necessários mais estudos sobre a relação entre a erva-mate e a redução dos problemas no coração, mas os pesquisadores acreditam que esses efeitos positivos são ocasionados pela forte presença de polifenóis na planta, principalmente ácidos clorogênicos e quercetina.

Apesar dos benefícios da erva-mate, é importante não exagerar nos chás e cápsulas da planta medicinal para não ter reações adversas.

Inclusive, antes de incluir a erva na rotina alimentar, procure profissionais da saúde para saber se não existe nenhuma contra-indicação, principalmente em casos de gravidez, uso de remédios contínuos e durante tratamentos.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?