Veja erva anti-inflamatória que ajuda a perder peso
Essa erva medicinal pode ajudar no controle do colesterol e da diabetes, além de impulsionar a perda de peso; confira
atualizado
Compartilhar notícia
Conhecido pelas propriedades medicinais, o feno-grego é anti-inflamatório e antioxidante. Entre os benefícios oferecidos pela leguminosa, está a redução do açúcar no sangue e do colesterol, além do aumento da perda de peso.
De acordo com a nutricionista Danielle Luz Gonçalves, a planta é rica em nutrientes. “Ela contém fibras solúveis e insolúveis, além de compostos bioativos, como as saponinas e os alcalóides, que são antioxidantes naturais”, explica.
“Estudos indicam que o feno-grego pode ter efeito anti-inflamatório, o que contribui para o bem-estar geral e ajuda na manutenção de níveis saudáveis de testosterona e, por consequência, no aumento da vitalidade”, destaca a nutricionista.
Benefícios da erva
Perda de peso
O feno-grego tem sido associado ao emagrecimento. Apesar de serem necessários mais estudos, diversas pesquisas mostram que a erva pode mesmo contribuir para a perda de peso, principalmente por diminuir o apetite.
Um estudo de 14 dias com 12 homens saudáveis mostrou que a erva pode diminuir a ingestão de gordura e calorias na dieta. De acordo com os pesquisadores, tomar 1,2 gramas de extrato de semente de feno-grego reduziu a ingestão diária de calorias em quase 12%.
“O feno-grego auxilia no emagrecimento principalmente devido ao seu teor de fibras, que promovem uma sensação de saciedade mais prolongada, ajudando a reduzir a ingestão calórica ao longo do dia”, afirma Danielle Luz Gonçalves.
Diabetes
A especiaria também ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e a diminuir os riscos de diabetes tipo 2. “O feno-grego tem um efeito positivo na modulação da glicose porque suas fibras retardam a absorção dos carboidratos e melhoram a sensibilidade à insulina. Com isso, ele evita picos bruscos de glicose após as refeições, o que é benéfico para quem tem resistência à insulina ou diabetes”, ressalta Danielle Luz Gonçalves.
“A manutenção de níveis equilibrados de glicose também contribui para um metabolismo mais eficiente, evitando que o organismo armazene excessivamente os nutrientes como reservas de gordura”, diz a nutricionista.
Colesterol
Além disso, o feno-grego também ajuda a reduzir os níveis de colesterol. Segundo revisão publicada em 2020, suplementos de feno-grego reduzem o LDL (colesterol ruim) e aumentam o colesterol HDL (bom).
“O feno-grego ajuda a regular o colesterol devido à alta concentração de fibras, especialmente fibras solúveis, que se ligam aos ácidos biliares e ao colesterol no intestino, facilitando sua excreção”, explica Danielle Luz Gonçalves.
Melhores formas de consumir feno-grego
O feno-grego pode ser consumido de diversas formas, como em cápsulas, sementes, pó ou chá. De acordo com a nutricionista, as sementes, por exemplo, podem ser deixadas de molho durante a noite e ingeridas com água pela manhã, o que é ótimo para a saúde digestiva e controle da glicose.
Já o pó das sementes, Danielle Luz Gonçalves indica adicionar a sucos, vitaminas e até mesmo às refeições principais. Apesar disso, a especialista afirma que é sempre bom procurar um nutricionista ou profissional de saúde para avaliar a dosagem mais adequada para cada pessoa antes de incluir na dieta.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram