Veja em fotos a história da realeza com o torneio de Wimbledon
A tradição é de longa data e foi apreciada pelo primeiro membro da família real há mais de um século. A ocasião reúne grandes nomes do tênis
atualizado
Compartilhar notícia
Todo verão, os fãs de tênis se reúnem em Wimbledon para acompanhar o confronto épico dos melhores esportistas da modalidade. Enquanto a maioria dos visitantes encontra seus próprios assentos, um grupo seleto, incluindo a Família Real, pode desfrutar das partidas nos 74 assentos de luxo do Royal Box da quadra central. Mas, de onde vem essa conexão da realeza com os jogos?
A tradição é de longa data e foi apreciada pelo primeiro membro da família real há mais de um século. O príncipe de Gales e futuro rei George V e sua esposa, a princesa Mary, compareceram às partidas de 1907.
Ele foi convidado por seu amigo de infância George Hillyard, à época o novo secretário do Clube de Wimbledon, para apresentar o troféu do vencedor e ocupar o cargo de Patrono do All England Club. A rainha Elizabeth obteve o título de 1952 a 2006, mas se aposentou no aniversário de 90 anos. Atualmente, Kate Middleton ocupa o posto.
Da princesa Margaret a Diana — que levou um jovem príncipe William na década de 1990 — os membros sempre fizeram questão de comparecer ao Royal Box. Inclusive, a ex-estrela do tênis Slobodan Živojinović afirmou que teve um relacionamento com a falecida princesa de Gales, afirmou o Express. Em 2019, a duquesa de Cambridge se uniu a Meghan Markle para assistir a estrela do tênis Serena Williams em ação.
De acordo com a revista Tatler, a família não tem apenas um histórico de assistir, mas também competia no evento. O pai da rainha, o futuro rei George VI, jogou no torneio masculino de duplas ao lado de seu amigo capitão de grupo Sir Louis Leisler Greig. Infelizmente, eles não foram muito longe nos jogos.
Regras estritas da Royal Box de Wimbledon
Mesmo frequentado por pessoas da alta sociedade, o grupo precisa seguir um conjunto rigoroso de regras, que, segundo o portal Mirror, é recompensado com ótimos brindes.
Uma delas é: não importa o quão importante seja, o indivíduo deve ser convidado pelo presidente do All England Club para ocupar o espaço VIP. Além disso, devem atender às expectativas dos fãs de tênis sentados nos outros lugares.
Wimbledon aconselha os homens a usarem terno ou jaqueta e gravata. Às mulheres, pedem que não usem chapéus para não bloquear a visão de ninguém. O Mirror ainda explica que, até 2003, era tradição que todos os jogadores se curvassem e cumprimentassem os membros da realeza, ao entrar ou sair da quadra central. A prática, porém, foi descontinuada. A única exceção é se a rainha Elizabeth estiver presente.
Além da realeza, os convites se estendem a chefes de governo, pessoas do mundo do tênis, parceiros comerciais, forças armadas britânicas e estrelas do cinema. David Beckham, Bradley Cooper e Gerard Butler são alguns dos famosos que desfrutarem das icônicas cadeiras de vime verde.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.