metropoles.com

Veja dicas de como se preparar para shows e jogos no extremo calor

Quem for comparecer a shows, jogos e outros eventos nos próximos dias, deve abraçar o mantra que o calor extremo exige atenção redobrada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Nikada/Getty Images
Foto colorida de plateia de show. Uma mulher está sentada nos ombros de outra pessoa e com as mãos levantadas - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de plateia de show. Uma mulher está sentada nos ombros de outra pessoa e com as mãos levantadas - Metrópoles - Foto: Nikada/Getty Images

Onda de calor“, “altas temperaturas” e “dia mais quente do ano” são algumas das expressões que “aqueceram” conversas, leituras e postagens dos brasileiros. Nessa sexta-feira (17/11), o Rio de Janeiro registrou sensação térmica de 60ºC. Na data, a capital carioca teve a primeira apresentação de Taylor Swift pela The Eras Tour e, inclusive, em torno de mil pessoas passaram mal, principalmente em razão do calor extremo, conforme comunicou o Corpo de Bombeiros.

Nas redes sociais, fãs de Taylor, que participaram do show, relataram que a organizadora da turnê no Brasil, a T4F, proibiu garrafas de qualquer tipo no Estádio Nilton Santos, além disso não haviam bebedouros. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, determinou que a Secretaria Nacional do Consumidor investigue as denúncias sobre a ausência de disponibilidade de água para quem compareceu à apresentação.

Neste mês, o Brasil recebeu e recebe turnês de diversos artistas internacionais. O Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, terá apresentações de Taylor Swift neste sábado (18/11) e domingo (19/11). Já em São Paulo, quem sobe ao palco, montado no Allianz Parque, é o grupo mexicano RBD. Na próxima semana, será a vez da artista norte-americana comandar a The Eras Tour, no Allianz Parque, na capital paulista. Ela fará shows nos próximos dias 24, 25 e 26.

Atenção redobrada

Quem for marcar presença em shows, jogos e outros eventos nos próximos dias, deve se atentar que o calor extremo exige atenção redobrada. De acordo com o sistema de saúde da Universidade do Kansas, nos EUA, à medida que as temperaturas sobem, aumentam também o risco de doenças e lesões: “A boa notícia é que essas condições são totalmente evitáveis. A chave mais importante para evitar perder jogos e diversão é conseguir água suficiente”.

“A desidratação afeta não apenas o seu potencial de habilidade e capacidade de permanecer no jogo, mas também arrisca a saúde e até a vida”, destacou o órgão da instituição de ensino. Segundo o sistema de saúde da universidade, entre os problemas resultantes do calor extremo estão: desconforto; exaustão; insolação; desmaio; vômito; câimbras; dores de cabeça e no estômago; queimaduras de sol; erupção cutânea; danos nos rins; e anomalias cardíacas.

Dia quente e calor no rio de janeiro - Metrópoles
O Brasil enfrenta uma onda de calor

Além da água

O corpo sua mais em atividades intensas — como shows, treinos e jogos — e em dias de calorão. Por conta disso, o corpo perde quantidades consideráveis de eletrólitos, como o sódio, e um sinal de alerta são as câimbras musculares e as dores de cabeça e no estômago. O sistema de saúde da Universidade do Kansas recomendou tomar água e mesclar com bebidas eletrolíticas, porém podem causar desconforto abdominal se consumidas em exagero.

Shows e jogos requerem preparação, mas também cuidados após a experiência, razão para recorrer aos nutrientes presentes no leite. A bebida é indicada para o consumo por conter cálcio, vitamina D e proteínas. Esse componentes ajudam na recuperação após as atividades intensas. “O leite achocolatado com uma quantidade mínima de açúcar oferece alguns carboidratos e pode ser mais desejável do que o leite puro”, explicou o sistema de saúde.

Mão despejando leite de garrafa de vidro em copo - Metrópoles
O leite contém nutrientes que contribuem para a recuperação do corpo após atividades intensas

Péssimas opções

Em relação às bebidas energéticas com cafeína, açúcar e taurina, o sistema de saúde da Universidade do Kansas ressaltou que não são seguras nem devem ser consumidas, pois podem causar ainda mais desidratação, aumentando o risco de danos renais ou problemas cardíacos. Classificaram esses produtos como “má opção para hidratação”.

Conselhos

“A melhor maneira de evitar essas doenças e lesões relacionadas ao calor é evitando-o. O melhor conselho é ficar longe do sol entre, principalmente, 11h e 15h, mas quando o horário te deixa no calor, mantenha-se hidratado, ouça o seu corpo, busque sair do sol antes de ficar desidratado, use roupas claras e largas, e também use protetor solar”, listou o sistema de saúde da Universidade do Kansas.

Homem faz exercício em período de calor em Brasília - Metrópoles
O sistema de saúde da Universidade do Kansas, nos EUA, fez uma lista de indicações para seguir durante dias de calorão

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?