metropoles.com

Veja como Wim Hof, o “louco” Homem de Gelo, pode te ajudar a vencer limites

Criador de um método que promete curar doenças, o atleta holandês anunciou que vai ganhar um filme em Hollywood dedicado a ele

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
@iceman_hof/instagram/reprodução
Wim Hof Homem de Gelo
1 de 1 Wim Hof Homem de Gelo - Foto: @iceman_hof/instagram/reprodução

“O limite não é o céu. O limite é a mente”. Assim pensa Wim Hof, um holandês nascido em 1959 que desafiou a ciência e conquistou 20 recordes no Guinness Book após enfrentar o frio extremo de maneiras nada convencionais. Conhecido como The Ice Man, ou Homem de Gelo, ele integra a lista de motivadores internacionais que propagam: o corpo humano é mais resistente do que imaginamos.

Hof desperta a atenção ao defender que conseguimos mudar de vida apenas com a respiração. Ele já provou isso ao subir o Everest usando somente shorts, ao correr uma meia maratona no Círculo Polar Ártico com temperatura de 20 graus abaixo de zero, ao escalar mais de cinco mil metros do monte Kilimanjaro e ao nadar 80 metros sob a calota de gelo do Polo Norte.

Telas de cinema

O ator britânico Joseph Fiennes foi convocado para interpretar Wim Hof em um filme de Jeff Pope, com título previsto de The Ice Man (O Homem de Gelo). Segundo o escritor, Hof é como um iceberg. “Sua vida tem sido cheia de tragédias, exploração, perseverança e, em última análise, redenção. Agora é o momento certo para o Wim-time”, disse Jeff Pope em uma entrevista.

Para Joseph Fiennes, é um privilégio poder interpretar o atleta. “Levar a incrível mensagem de Wim Hof ​​e trazer a extraordinária jornada do Homem de Gelo à maior consciência é um privilégio único”, afirmou o ator.

Você se torna o alquimista de sua própria química

Wim Hof

Wim Hof está bastante empolgado com a homenagem. “Finalmente, o método e a história por trás disso, a jornada de um homem, como você ou eu, será revelada… O filme trará experiências reais e entendimentos não especulativos…”, contou.

Sua conexão com a água gelada começou aos 17 anos, quando entrou em uma banheira coberta por uma fina camada de gelo. Wim Hof notou que seu sangue corria de forma diferente e sua respiração mudou. Ele se sentiu ótimo.

Wim Hof Homem de Gelo
O primeiro mergulho em banheira de gelo ocorreu aos 17 anos

O holandês percebeu que, por meio da respiração, conseguia assumir o controle de seu corpo. No total, foram 1 hora e 53 minutos dentro da banheira de gelo. Por meio de experiências congelantes, especialmente na ação do cérebro, ele conseguiu energia e força para seguir em frente na criação dos quatro filhos, após o suicídio de sua mulher, em 1995.

Método Wim Hof

Após anos dedicado a essas práticas, o atleta (que se autointitula “louco”) lançou uma fórmula de sucesso que ganhou adeptos do mundo todo. O Método Wim Hof, como define, é a junção de frio, respiração e compromisso (ou meditação). Com o passar do tempo, a técnica vem sendo aprimorada por ele e choca cada vez mais médicos e cientistas.

Segundo o idealizador, as baixas temperaturas contraem os pequenos músculos que rodeiam as veias. Isso faz com que o fluxo sanguíneo melhore e a frequência cardíaca diminua. Para ele, ao entrarmos em contato com o frio extremo, atingimos o mais alto estado de concentração. Logo, o instinto de sobrevivência sobressai.

Wim Hof Homem de Gelo
O Método Wim Hof é a junção de frio, respiração e compromisso

Wim Hof garante que “congelar” o corpo faz bem para a saúde. Entre as vantagens, estão o fortalecimento do sistema imunológico, equilíbrio dos níveis hormonais, a melhora da qualidade do sono, aumento dos níveis de oxigênio no sangue, combate ao estresse e depressão, mais energia e humor e auxílio no processo de tratamento de doenças como fibromialgia, artrite e até mesmo pressão alta.

É válido salientar que tentar o método Wim Hof já é um excelente pontapé inicial para estimular outros hábitos que acrescentam em nossa rotina, como a prática de exercícios, alimentação saudável e o abandono do tabagismo e consumo exagerado de álcool.

Apesar dos benefícios listados, ainda não foi comprovado pela ciência que o método garanta a cura definitiva de doenças. Caso tenha interesse em aderir ao método, é fundamental procurar um profissional médico.

Os pilares

Cada pilar do método de Hof (frio, respiração e compromisso) exige disciplina e força de vontade. Ele pode ser executado em casa.

Segundo o atleta, temperaturas abaixo de 15° C já bastam para o benefício físico. O segredo é respirar o mais devagar possível e estar consciente de que tudo está bem. A respiração rápida pode gerar pânico. É nesse momento, de calma e consciência, que é possível perceber o quanto o nosso pensamento tem poder. A dica é estar com alguém por perto para lembrá-lo de respirar lentamente.

De preferência ao acordar e de jejum, e em um ambiente confortável e seguro, sente-se e verifique se não há nenhuma barreira que prejudique sua respiração.

Inspire com intensidade e velocidade e expire levemente por 30 vezes. A sensação deve ser de que entra mais ar do que sai.

Wim Hof Homem de Gelo
Wim Hof garante que congelar o corpo faz bem para a saúde

Ao sentir tonturas ou formigamento no corpo, o que é totalmente normal na visão do método, expire todo o ar tranquilamente e prenda a respiração o máximo de tempo que conseguir (com segurança). O tempo ideal é de 1 minuto, e ele aumenta com a prática.

Agora, inspire profundamente e prenda o ar por aproximadamente 10 a 15 segundos. Relaxe a cabeça em direção ao peito nesse momento. Ao fim, expire e inspire normalmente. Repita esse ciclo mais duas vezes.

Após oxigenar o corpo com essas táticas, medite por cinco minutos com uma respiração regularizada. Em seguida, tome uma ducha gelada.

Por fim, para resultados perceptíveis, faça a prática com regularidade, o que gera aperfeiçoamento. A primeira tentativa pode não ser tão surpreendente.

Como encarar o frio?

Caso tenha interesse em “mergulhar no frio”, que tal começar devagar? O primeiro passo é enfrentar a água fria que cai do chuveiro. Lembre-se de, em seguida, ligar a água mais morna para se esquentar para, por fim, terminar o banho com a água gelada novamente. Ao final, aqueça-se naturalmente.

Aos mais avançados na técnica, o banho todo já pode ser com água fria. Esse treinamento pode durar de dois dias a uma semana.

A recomendação para a próxima etapa é se entregar e confiar no próprio corpo, sem a necessidade de “se equipar para a guerra”. Não será fácil, mas o corpo saberá lidar com a situação.

Wim Hof
Frase icônica de Hof: “Um banho frio por dia mantém o médico longe”. Vale experimentar!

Respire fundo e solte o ar lentamente enquanto mergulha no gelo. Lembrando que a respiração deve ser o mais devagar possível. O espaço pode ser uma banheira, piscina inflável, um freezer vertical ou qualquer recipiente que caiba uma pessoa, gelo e água.

Segundo o criador do jeito curioso de fortalecer o corpo, a permanência na banheira leve entre um e dois minutos. Não exagere na imersão, ou estará colocando a saúde em risco. E esteja sempre acompanhado de pessoas preparadas. As próximas tentativas podem levar mais tempo, com, no máximo, 10 minutos mergulhado.

Depois da imersão no gelo, aguarde para tomar um banho quente ou sauna.

Wim Hof Homem de Gelo
Wim Hof ensinando o método a outras pessoas
Ressalvas

Mesmo quem “domina” a técnica pode se deparar com imprevistos ou descuidos durante o processo. Há relatos, inclusive, de indivíduos que morreram ao tentar. Portanto, todo cuidado é pouco.

A sugestão é começar devagar, se expondo apenas com um banho frio e observando como o corpo reage. A própria imersão de 10 minutos de Hof é acompanhada por 10 pessoas experientes.

O que diz a ciência

Wim Hof já foi submetido a testes em diferentes universidades da Holanda e no laboratório do neurocientista Andrew Huberman na Universidade de Stanford, nos EUA. Ele foi monitorado e os resultados impressionaram os pesquisadores. Ao enfrentar temperaturas baixíssimas, sua temperatura corporal e seus batimentos cardíacos não sofreram grandes alterações.

Andrew Huberman e Wim Hof
Andrew Huberman e Wim Hof juntos. O neurocientista já estudou o corpo do “Homem de Gelo

Em outro experimento, usando suas técnicas, o atleta conseguiu aumentar o nível de adrenalina em seu corpo em concentrações altíssimas por vontade própria. Hof começou a ser chamado de Super Humano, mas reconhece que esse é um dom que ele recebeu da natureza quando nasceu.

Atualmente, existem diferentes estudos em andamento sobre os efeitos físicos do Método Wim Hof. Uma pesquisa de 2014, por exemplo, mostrou que as técnicas de respiração, meditação e imersão em água gelada influenciaram voluntariamente no sistema nervoso simpático e imunológico, devido a seus efeitos anti-inflamatórios. Os cientistas acreditam que essas execuções podem ser úteis no tratamento de doenças inflamatórias, especialmente as autoimunes.

Wim Hof Homem de Gelo
Hof começou a ser chamado de Super Humano

Um estudo de 2017 descobriu que Hof tolera o frio extremo criando uma resposta artificial ao estresse provocado no corpo, ou seja, seu cérebro foi responsável por responder à exposição ao frio.

Cursos

Wim Hof é reconhecido mundialmente. Ele promove cursos e ministra palestras ensinando o método que levou seu nome e assinatura. No site oficial do atleta, há treinamento on-line de exercícios de respiração, meditação e exposição ao frio.

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?