metropoles.com

Veja as inovações que transformaram Dubai na cidade do futuro

Dubai está um passo à frente nos quesitos inovação, sustentabilidade e tecnologia. A cidade se transformou em um exemplo para todo o mundo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Britus/Getty Images
Foto de vista superior de Dubai - Metrópoles
1 de 1 Foto de vista superior de Dubai - Metrópoles - Foto: Britus/Getty Images

O termo “cidade do futuro” se tornou um sinônimo de Dubai, destino que impressiona por ter planos visionários e realidades inovadoras. Enquanto alguns países engatinham quando o assunto é tecnologia, sustentabilidade e inovação, o emirado erguido em pleno deserto já está um passo à frente e se transformou em um exemplo para todo o mundo.

Por trás dos feitos expressivos, há iniciativas da agenda governamental que visam “moldar um ecossistema favorável para permitir que as empresas de todos os setores inovem”. Ou seja, focar no futuro é uma das premissas do emirado, conforme notou a Coluna Claudia Meireles em visita à cidade a convite da Embaixada dos Emirados Árabes Unidos (EAU).

“O futuro pertence àqueles que podem imaginá-lo, projetá-lo e executá-lo. Não é algo que se espera, mas que se cria”, alegou o príncipe Mohammed bin Rashis Al Maktoum, governante de Dubai e vice-presidente dos Emirados Árabes Unidos.

Foto colorida da vista superior de Dubai - Metrópoles
Clique do maior prédio do mundo, o Burj Khalifa, localizado em Dubai

Incentivo

Dubai ocupa o topo do ranking das cidades com maior investimento estrangeiro direto e transferência de tecnologia nos setores de robótica e inteligência artificial (IA). Na trajetória rumo ao progresso, o governo precisou criar uma comunidade próspera de incubadoras e aceleradoras de startups.

Também há um ambiente regulatório que permite desenvolver e testar novos modelos de negócio. Ideias pioneiras fazem a engrenagem do “ecossistema de inovação” de Dubai progredir a passos largos. É o caso do transporte aéreo não tripulado. No emirado, existem testes experimentais da alternativa de transporte.

Foto colorida de robô com tela verde. Ao lado, tem pessoas com trajes militares - Metrópoles
Até 2030, a força policial de Dubai será robótica. Testes foram intensificados na cidade

Em Dubai, também está instalado o maior parque solar individual do planeta, o Park Solar Mohammed bin Rashid Al Maktoum. Com o empreendimento, o governo estipulou como objetivo produzir 75% das necessidades energéticas da cidade proveniente de fontes limpas até 2050. Mais uma meta na caminhada rumo à sustentabilidade e inovação.

“Em todos os setores da economia diversificada de Dubai, pode-se encontrar um espírito de criatividade e inovação. Isto permite que a cidade adote novas ideias e tecnologias para apoiar a sua estratégia de construir um plano melhorado e sustentável para as cidades modernas”, explicaram no site VisitDubai.

Claudia Meireles em Dubai - Metrópoles
O emirado tem o maior parque solar individual do mundo

Cidade inteligente

Vale lembrar que até metade do século 20, Dubai era uma vila de pescadores em uma área desértica. Atualmente, após receber injeções de incentivos, o emirado, que conquistou o título de “cidade do futuro”, também pode ser caracterizado como “cidade inteligente” devido ao trabalho com uma série de estratégias.

De outubro de 2021 a 31 de março de 2022 — isto é, por 182 dias —, o emirado teve um espaço para abrigar as atividades da Expo 2020 Dubai. Ao término do evento, o “recinto” não teve seu legado encerrado, mas se transformará no District 2020, uma cidade inteligente, ou melhor, um oásis de sustentabilidade e tecnologia livre dos combustíveis fósseis.

Foto de painéis solares na Expo 2020 Dubai - Metrópoles
Pavilhão sustentável da Expo 2020 Dubai

O emirado parece seguir o lema “nada se perde, tudo se transforma”, já que 80% das infraestruturas construídas para a Expo 2020 Dubai serão reaproveitadas para edificar a cidade inteligente e sustentável District 2020. A premissa é agregar as últimas tendências de urbanismo ecológico e focar no bem-estar dos residentes.

A 150 quilômetros de Dubai está Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, onde nasceu Masdar, cidade sustentável construída para ser a pioneira no uso sustentável de energia. Previsto para ficar pronto até 2025, o projeto tem como meta criar uma comunidade no deserto neutra de carbono e sem resíduos.

Foto de prédios com a arquitetura antiga - Metrópoles
Detalhes da cidade sustentável Masdar, em Abu Dhabi

Economia

Maior cidade dos Emirados Árabes Unidospaís comandado pelo presidente, o xeique Mohammed bin Zayed Al Nahyan —, Dubai mostra com números concretos que investir em inovação e sustentabilidade é a prova de redução de gastos. Com as 130 iniciativas inteligentes lançadas pelo programa Smart Dubai 2021, houve a economia de US$ 1,2 milhão, ou seja, R$ 5,83 milhão do governo.

“Seja bem-vindo à capital mundial da ambição”, escreveu a página oficial VisitDubai.

Foto colorida da cidade de Dubai - Metrópoles
Dubai se tornou um exemplo para o mundo nos quesitos sustentabilidade, inovação e tecnologia

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?