Veja alimentos que mais têm proteína magra para quem quer perder peso
Indivíduos ativos devem consumir entre 1,8 g a 2,2 g de proteína por quilo de peso. Saiba quais são as melhores opções magras
atualizado
Compartilhar notícia
A proteína é um nutriente de muita importância para o funcionamento do organismo, principalmente no que diz respeito à formação e reparação de tecidos como pele, pelos, unhas e músculos; bem como a secreção de hormônios e enzimas importantes, além de ganho de massa magra.
Segundo a literatura, indivíduos ativos devem consumir entre 1,8 g a 2,2 g de proteína por quilo de peso. Isso quer dizer que uma pessoa de 60 quilos, por exemplo, teria que consumir entre 108 g a 132 g do nutriente por dia.
As fontes de proteínas, como carnes e legumes, têm diferentes níveis de gordura. As magras, como peito de frango, vêm com menores quantidades de gordura e colesterol se comparadas a outros ingredientes, como alguns tipos de carne bovina e ovos. Mas atenção: alimentos mais magros não são, necessariamente, mais saudáveis ou nutritivos do que os com maior teor de gordura.
Leia: Proteína animal ou vegetal? Saiba qual é melhor para controlar o peso
Afinal, quais são os melhores alimentos proteicos magros para incluir na dieta? Confira, abaixo, cinco opções incríveis, segundo a publicação Health:
1 – Peito de frango
Além de magro e rico em proteínas, o peito de frango é relativamente baixo em calorias. Uma porção de 90 gramas do alimento sem pele contém 128 calorias, 25,9 gramas de proteínas e 2,69 gramas de gordura.
O ingrediente ainda fornece vitaminas e minerais essenciais, com vitamina B3 e B6, zinco e selênio.
2 – Proteína em pó
O famoso whey protein também é uma excelente forma de aumentar a ingestão de proteína na dieta. Seja adquirido do soro do leite, da ervilha ou da carne, por exemplo, o suplemento tem baixíssimo teor de gordura. Em uma porção de 28 gramas do produto, encontra-se 110 calorias, 25 gramas de proteína e 1,5 gramas de gordura.
O whey protein, ainda, auxilia na perda de peso, no fortalecimento muscular, entre vários outros benefícios à saúde.
3 – Feijão e lentilha
O feijão e a lentilha são ótimas alternativas vegetais de proteínas pobres em gordura. Uma xícara de lentilhas cozidas, por exemplo, tem apenas 230 calorias, 17,9 gramas de proteínas e 0,75 gramas de gordura.
Ambas as opções ainda oferecem muitas fibras, nutriente importantíssimo para o sistema digestivo e cardiovascular. Isso sem contar que a fibra ajuda o indivíduo a se manter saciado depois de comer, o que resulta no auxílio da perda de peso, para quem almeja, e a melhora da composição corporal.
4 – Queijo cottage
Outro ingrediente incrível e repleto de proteínas é o queijo cottage. Mas sua porcentagem de gordura varia de acordo com o tipo do produto. Os desnatados, por exemplo, têm baixo teor de gordura e uma quantidade muito boa de proteínas.
Em uma xícara de queijo cottage 1%, há 163 calorias, 28 gramas de proteínas e 2,3 gramas de gordura.
O laticínio, também, é fonte de vitaminas e minerais como cálcio (uma xícara de cottage fornece 11% das necessidades diárias de cálcio).
5 – Iogurte grego
Outro alimento com bastante proteína, mas diferentes níveis de gordura, é o iogurte grego. Uma porção de 180 ml do laticínio tem 100 calorias, 17,5 gramas de proteínas e 0,62 gramas de gordura.
Apesar de que todos os iogurtes apresentem proteínas, a versão grega é especialmente rica nesse nutriente. Ele proporciona mais que o dobro da quantidade de proteínas encontrada no iogurte convencional. Também, o laticínio contém cálcio, vitamina B12, selênio e magnésio.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.