metropoles.com

Veja alimentos que mais têm proteína magra para quem quer perder peso

Indivíduos ativos devem consumir entre 1,8 g a 2,2 g de proteína por quilo de peso. Saiba quais são as melhores opções magras

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Alimentos ricos em proteínas
1 de 1 Alimentos ricos em proteínas - Foto: Getty Images

A proteína é um nutriente de muita importância para o funcionamento do organismo, principalmente no que diz respeito à formação e reparação de tecidos como pele, pelos, unhas e músculos; bem como a secreção de hormônios e enzimas importantes, além de ganho de massa magra.

Segundo a literatura, indivíduos ativos devem consumir entre 1,8 g a 2,2 g de proteína por quilo de peso. Isso quer dizer que uma pessoa de 60 quilos, por exemplo, teria que consumir entre 108 g a 132 g do nutriente por dia.

As fontes de proteínas, como carnes e legumes, têm diferentes níveis de gordura. As magras, como peito de frango, vêm com menores quantidades de gordura e colesterol se comparadas a outros ingredientes, como alguns tipos de carne bovina e ovos. Mas atenção: alimentos mais magros não são, necessariamente, mais saudáveis ​​ou nutritivos do que os com maior teor de gordura.

Proteínas
Uma pessoa de 60 quilos, por exemplo, teria que consumir entre 108 g a 132 g do nutriente por dia

Leia: Proteína animal ou vegetal? Saiba qual é melhor para controlar o peso

Afinal, quais são os melhores alimentos proteicos magros para incluir na dieta? Confira, abaixo, cinco opções incríveis, segundo a publicação Health:

1 – Peito de frango

Além de magro e rico em proteínas, o peito de frango é relativamente baixo em calorias. Uma porção de 90 gramas do alimento sem pele contém 128 calorias, 25,9 gramas de proteínas e 2,69 gramas de gordura.

Peito de frango cru sendo preparado para refeição com temperos ao redor - Metrópoles
O peito de frango é relativamente baixo em calorias

O ingrediente ainda fornece vitaminas e minerais essenciais, com vitamina B3 e B6, zinco e selênio.

2 – Proteína em pó

O famoso whey protein também é uma excelente forma de aumentar a ingestão de proteína na dieta. Seja adquirido do soro do leite, da ervilha ou da carne, por exemplo, o suplemento tem baixíssimo teor de gordura. Em uma porção de 28 gramas do produto, encontra-se 110 calorias, 25 gramas de proteína e 1,5 gramas de gordura.

O whey protein, ainda, auxilia na perda de peso, no fortalecimento muscular, entre vários outros benefícios à saúde.

3 – Feijão e lentilha

O feijão e a lentilha são ótimas alternativas vegetais de proteínas pobres em gordura. Uma xícara de lentilhas cozidas, por exemplo, tem apenas 230 calorias, 17,9 gramas de proteínas e 0,75 gramas de gordura.

Menina sorridente e seu irmão levando feijões e lentilhas de potes de cozinha
O feijão e a lentilha são ótimas alternativas vegetais de proteínas pobres em gordura

Ambas as opções ainda oferecem muitas fibras, nutriente importantíssimo para o sistema digestivo e cardiovascular. Isso sem contar que a fibra ajuda o indivíduo a se manter saciado depois de comer, o que resulta no auxílio da perda de peso, para quem almeja, e a melhora da composição corporal.

4 – Queijo cottage

Outro ingrediente incrível e repleto de proteínas é o queijo cottage. Mas sua porcentagem de gordura varia de acordo com o tipo do produto. Os desnatados, por exemplo, têm baixo teor de gordura e uma quantidade muito boa de proteínas.

Em uma xícara de queijo cottage 1%, há 163 calorias, 28 gramas de proteínas e 2,3 gramas de gordura.

Porção de queijo cottage em vasilha marrom - Metrópoles
O queijo cottage é repleto de proteínas

O laticínio, também, é fonte de vitaminas e minerais como cálcio (uma xícara de cottage fornece 11% das necessidades diárias de cálcio).

5 – Iogurte grego

Outro alimento com bastante proteína, mas diferentes níveis de gordura, é o iogurte grego. Uma porção de 180 ml do laticínio tem 100 calorias, 17,5 gramas de proteínas e 0,62 gramas de gordura.

Apesar de que todos os iogurtes apresentem proteínas, a versão grega é especialmente rica nesse nutriente. Ele proporciona mais que o dobro da quantidade de proteínas encontrada no iogurte convencional. Também, o laticínio contém cálcio, vitamina B12, selênio e magnésio.

recipiente transparente com iogurte, morangos e castanhas - Metrópoles
Uma porção de 180 ml de iogurte grego tem 100 calorias

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?