Veja alimentos que fazem bem ao coração para incluir no café da manhã
O cardiologista Silvio Póvoa Junior e o nutricionista Yan Bittencourt listaram alimentos que devem ser adicionados no café da manhã
atualizado
Compartilhar notícia
Questionados sobre quais alimentos não devem ser consumidos no café da manhã, o cardiologista Silvio Póvoa Junior e o nutricionista Yan Bittencourt, ambos de São Paulo, listaram: bacon, frituras, embutidos e pastas de doces ricos em açúcar. Dessa vez, a coluna Claudia Meireles perguntou aos especialistas quais opções incluir nessa refeição em prol de beneficiar o coração.
Segundo os experts em saúde, um café da manhã equilibrado deve ser “rico em fibras, proteínas magras e gorduras saudáveis”. “Isso pode ajudar a controlar o apetite ao longo do dia, evitando excessos que sobrecarregam o coração”, destacaram Silvio e Yan.
O médico e o nutricionista aconselham o consumo de cereais integrais, frutas, sementes, alimentos probióticos naturais e laticínios com baixo teor de gordura. “São alimentos que contribuem para a redução do colesterol ruim e promovem a saúde cardiovascular”, explicam. Eles sugerem “contemplar fontes de proteínas por ser interessante”, como queijos magros, leite e ovos.
Outra indicação dos especialistas é se hidratar bem logo nas primeiras horas do dia. Para os fãs de um cafezinho de manhã, está liberado um copo, conforme pontuaram o cardiologista e o nutricionista. A dupla de experts autorizou o consumo para quem não tem “ressalvas”, ou melhor, condições como gastrite e enxaqueca.
“São excelentes opções [para o café da manhã] aveia com frutas frescas e uma pitada de canela; torradas integrais com abacate e ovo cozido; ou um smoothie de folhas verdes com sementes de chia. Esses alimentos fornecem nutrientes essenciais sem sobrecarregar o organismo com açúcares ou gorduras prejudiciais”, elencaram Yan Bittencourt e Silvio Póvoa Junior.
Na avaliação do médico e do nutricionista, focar em alimentos naturais e integrais no café da manhã pode fazer uma diferença significativa na prevenção de doenças cardiovasculares ao longo da vida. “É importante evitar alimentos processados ricos em açúcares e gorduras saturadas, como pães brancos, bolos e embutidos”, recomendam.
Quem costuma “pular” o café da manhã, Silvio e Yan salientam sobre a importância dessa refeição para a saúde: “Após um período prolongado de jejum durante a noite, o corpo precisa de combustível para regular o metabolismo e manter os níveis de açúcar no sangue estáveis.”
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.