Veja a melhor hora de tomar café para a saúde do coração e viver mais
Um estudo observou que consumir café em determinado momento do dia favorece a saúde cardiovascular e contribui para a longevidade
atualizado
Compartilhar notícia
Conforme dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), o Brasil ocupa a segunda colocação no ranking dos maiores consumidores de café do mundo. Com tantos aficionados em solo verde-amarelo, vale descobrir a melhor hora para tomar a bebida, e obter os benefícios que ajudam desde a saúde do coração até a viver mais.
De acordo com um estudo feito por cientistas da Universidade de Tulane (EUA) e publicado pelo periódico European Heart Journal, tomar café em um determinado momento do dia tende a melhorar a saúde cardíaca e, consequentemente, favorecer a longevidade.
A pesquisa, que examinou a interferência do horário do consumo do café na saúde do coração, notou que quem consumia a bebida pela manhã apresentou menor risco de morrer de doenças cardiovasculares em comparação com as pessoas que a ingeriam durante todo o dia ou não tomam de maneira alguma.
Outra verificação observada pelos estudiosos foi que os consumidores matinais de café tiveram um menor risco de mortalidade em comparação com os outros grupos participantes do estudo.
“Nossas descobertas indicam que não é apenas se você bebe café ou o quanto você toma, mas a hora do dia em que faz a ingestão que é mais importante”, frisou Lu Qi, autor da pesquisa e PhD em medicina.
Diante das descobertas do estudo, a coluna Claudia Meireles conversou com a nutricionista Ana Rosa Zaro, do Rio de Janeiro, para entender os benefícios da bebida. “O café é mais do que apenas um estimulante: contém diversos compostos bioativos que podem ter um impacto significativo no bem-estar geral e saúde”, argumenta.
Pós-graduada em nutrição ortomolecular, funcional e saúde intestinal, a especialista detalha que os nutrientes do café também incluem uma “variedade de antioxidantes”. “Esses ativos têm a capacidade de neutralizar os radicais livres, moléculas instáveis que podem danificar células e DNA”, explica Ana Rosa.
A nutricionista destaca sobre o estudo estender o rol das vantagens de tomar café, e pontuar quanto à bebida contribuir para a redução do risco cardiovascular e de diabetes. “Os benefícios foram evidenciados nos consumidores de café logo pela manhã”, justifica. Ela acrescenta que a “dose é fundamental”.
“Para os consumidores de café ao longo do dia, não foi notado efeito cardioprotetor, ao contrário, a cafeína ao longo do dia, principalmente quando ingerida à tarde, altera o ritmo circadiano e reduz a produção de melatonina, atrapalhando a qualidade do sono, que é fundamental para a regulação da pressão arterial”, cita a especialista.
Segundo a pós-graduada em nutrição ortomolecular, funcional e saúde intestinal, o ideal é consumir cafeína até nove horas antes do sono noturno, de acordo com a pesquisa. “Ou seja, para quem dorme às 22h, deve tomar café até às 13h”, esclarece. Ana Rosa Zaro comenta que a bebida “aumenta o estado de alerta e a concentração.”
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.